Divulga Vagas - 10 Dicas para fazer seu vídeo de apresentação pessoal
Home   >   10 Dicas para fazer seu vídeo de apresentação pessoal
10 Dicas para fazer seu vídeo de apresentação pessoal
18/05/2020   Divulga Vagas 72 Visualizações

Apresentação em Vídeo!!! Socorro !! Como assim??? Tenho de enviar até amanhã?!?!

 

Você já passou por esta situação? Ainda não?

Esta ficando cada vez mais frequente a solicitação de vídeo de apresentação. Este modelo de apresentação teve início em empresas que buscavam candidatos criativos. O objetivo era avaliar a criatividade de cada um quando dado uma tarefa complexa e de curto prazo. Atualmente esta solicitação está ficando mais frequente, pois muitos recrutadores se tornaram adeptos a este novo modelo. A vídeo de apresentação não elimina outras fases do processo seletivo, ela é mais uma ferramenta utilizada pelos recrutadores. O processo é constituído de todas as fases tradicionais, currículo tradicional (papel), entrevistas (coletiva, individual, dinâmica em grupo), testes (comportamentais, conhecimento, outros).

Normalmente a solicitação de envio desta apresentação será o segundo passo do recrutador. Depois de analisar o currículo (papel), alguns candidatos são selecionados e recebem o retorno com a solicitação de envio de um vídeo de apresentação.

Solicitação aberta - A solicitação aberta consiste em simplesmente solicitar ao candidato que envie um vídeo de apresentação e informando a data limite para isso. Normalmente o prazo para envio será de 2 a 3 dias do recebimento da solicitação.

Solicitação direcionada- A solicitação direcionada consiste em seguir um roteiro de apresentação. O candidato receberá a solicitação com alguns tópicos que devem ser atendidos, também terá a informação de tempo de vídeo (normalmente 2 minutos).

Importante observar que embora a solicitação aberta não lhe ofereça um roteiro é esperado que a apresentação inicie com informações pessoais, formação e siga para as experiências profissionais.

Neste momento a alegria de receber um retorno positivo em um processo seletivo poderá transformar-se em pavor, pânico e até mesmo desistências. Como fazer para que esta solicitação seja simplesmente mais uma fase a qual você está pronto e bem preparado? segue 10 dicas para que esta solicitação seja encarada de forma tranquila e que você consiga obter sucesso em sua apresentação

  1. Roteiro - Faça o roteiro escrito de sua apresentação. Leia atentamente a solicitação que lhe foi enviada escreva uma resposta para cada item. Depois de responder cada pergunta, monte um texto onde você consiga se imaginar conversando com o recrutador e contando sua história. PROIBIDO - Fazer a pergunta e responder. Lembre-se as perguntas são para te auxiliar e não para que você faça um vídeo sendo entrevistado.
  2. presente-se - Comece sua apresentação falando seu nome. O recrutador vai assistir muitos vídeos e ele não tem como lembrar do seu nome somente por este ser o nome do arquivo que você enviou para ele. Sugestão aos que sabem editar, fixar seu nome na parte inferior do vídeo, isso vai facilitar sua identificação.
  3. Erre muito - Apresente-se a você mesmo. Depois de escrever sua apresentação e estudar atentamente cada resposta. Apresente-se. Comece a gravar. Pegue seu celular e grave muitas vezes. Analise sua apresentação, seja seu próprio crítico.
  4. Tempo - Ficar atendo a solicitações que não indicam o tempo máximo, nestes caso buscar não ultrapassar 2 minutos. Caso o tempo seja indicado respeitar o solicitado. muitas vezes este detalhe poderá ser fator de múltiplas interpretações. E você não quer vender a imagem de não conseguir se adequar ao que foi solicitado!
  5. Cenário - Tenho recebido alguns vídeos para análise e muitos estão pecando na escolha do cenário. Lembre-se é um vídeo profissional, escolha um ambiente que remeta a sua profissão. Você trabalha em um parque florestal? OK, então faça seu vídeo no meio das árvores. Você trabalha como preparador físico? OK seu cenário poderá ser em uma acadêmia. Caso contrário, por favor …. Risque estas ideias. A escolha do cenário é muito importante, pois você poderá estar competindo com ele. Não torne o cenário uma distração ao recrutador. Se não tiver um belo cenário opte pela simplicidade de uma parede branca.
  6. Áudio - Escolha um ambiente silencioso. Recebi vídeo onde a competição era desleal. O cachorro era mais claro que o candidato. Outro candidato estava competindo com alguma máquina (arrisco a dizer que era a máquina de lavar). Escolha local silencioso, microfone de lapela ajuda a deixar o som melhor. Observe se o local não está gerando eco. Desligue a máquina de LAVAR e peça silêncio ao cachorro.
  7. Confiança - Passe confiança. Lembre-se você está contando a sua história, quem sabe mais sobre você??? Sim, você mesmo. Vou tocar neste ponto novamente, Autoconhecimento é a chave para o sucesso. Não leia, escreva a sua apresentação, treine muitas vezes e só grave a versão final quando já estiver bem confortável e contando sem precisar ler.
  8. Edição - Posso editar? Sim, mas cuidado. Não polua sua apresentação. Mantenha a atenção no que você está falando. Evite muitos efeitos, imagens aparecendo. Avalie se o efeito está ajudando ou competindo com sua apresentação.
  9. Conecte-se - Gere conexão com o recrutador, olhe para ele, sorria, seja simpático. Posicione a câmera de forma que possa olhar diretamente para ela. Encontre o melhor ângulo. Evite olhar para baixo ou para os lados.
    1. Evite - Seja você e evite frases prontas encontradas na internet se elas não fazem parte de sua história. Chavões não serão agregadores. Evite o EU em excesso. Roupas chamativas ou acessórios que estarão competindo com a sua história. Maquiagem carregada poderá atrapalhar a sua imagem.

    Você já fez um vídeo de apresentação?

    Você está com seu currículo pronto, organizado e atualizado. Está pronto para ser chamado e ir na entrevista, mas ainda não fez seu vídeo de apresentação?

    Não espere receber a solicitação, comece agora. Faça seu rascunho, grave várias vezes. Aproveite um dia e horário adequado, encontre um cenário com boa iluminação, peça silêncio ao cachorro, desligue a máquina de lavar e mãos à obra.

    Tenha um vídeo de apresentação que possa utilizar em solicitações abertas. No caso de uma solicitação direcionado terá de produzir um vídeo específico, este deve atender a todas as solicitações que lhe foram enviadas.

    Recadinho para as mulheres

    Cuidado com a maquiagem e roupas muito decotada.  Aproveite aquele dia que você olhou no espelho e pensou. “NOSSA meu cabelo está maravilhoso hoje”, faça aquela maquiagem discreta, vista a roupa que lhe representa profissionalmente e…. Produza seu vídeo de apresentação.

    Fique atento, não são todas as empresas que estão prontas para receber sua apresentação em vídeo, portanto entregue a empresa exatamente o que ela está solicitando. Caso você conheça a empresa e entenda que será agregador enviar seu vídeo, informe ao recrutador que teria interesse em lhe enviar uma apresentação em vídeo e aguarde seu retorno. 

    FONTE https://www.linkedin.com/pulse/10-dicas-para-fazer-seu-v%C3%ADdeo-de-apresenta%C3%A7%C3%A3o-pessoal-pacheco