Divulga Vagas - 27/11: Dia do Técnico em Segurança do Trabalho
Home   >   27/11: Dia do Técnico em Segurança do Trabalho
27/11: Dia do Técnico em Segurança do Trabalho
27/11/2019   Divulga Vagas 28 Visualizações

O Que Faz Técnico em Segurança do Trabalho?

A profissão de técnico em segurança do trabalho vem crescendo regularmente, sendo muito procurada por pessoas que gostam de trabalhar com pessoas.

Como principais funções, o profissional que a exercerá vai precisar investigar, encontrar, analisar e recomendar medidas que protejam e controle acidentes dentro de uma empresa. Além disso, ele precisa criar e executar programas de prevenção que incentivem os colaboradores sobre os riscos ambientes e os façam entrar nessa causa também.
Além disso, desenvolve algumas ações ligadas à educação como a criação de medidas que incentive todos os colaboradores a realmente segui-las, orientações sobre o uso dos equipamentos, tanto individuais quanto os coletivos.

Salário – Técnico de Segurança do Trabalho Assim como as outras profissões, o salário do Técnico em Segurança do Trabalho varia de acordo com as definições de seu respectivo sindicado. Normalmente, o salário pode chegar até seis mil reais. Para definir o valor, o piso do salário diferencia quem são os técnicos que trabalham em hospitais, engenharias, comércio e indústria. Por exemplo, em São Paulo, quem costuma trabalhar com indústrias, construção civil, engenharia consultiva, comércio de medicamentos, perfumarias e de material elétrico, estão à frente. Requisitos – Técnico de Segurança do Trabalho Para ser permitido exercer a profissão de técnico, o cidadão precisa ter finalizado o ensino médio e ainda realizar o curso de segurança do trabalho, que dura mais ou menos um ano e meio. Além disso, o profissional que pretender realizar o curso precisa desenvolver algumas competências com observação técnica, visão sistêmica, administração de conflitos, capacidade de comunicação e negociação, ética, trabalho em equipe e atitude proativa. Graduação em Segurança do Trabalho Além do curso técnico, existe também em algumas universidades a graduação em Segurança do Trabalho para quem deseja ingressar nessa carreira com um conhecimento um pouco mais elevado e com diploma do nível superior. O MEC reconheceu algumas instituições que possuem esses cursos, que serão citadas a seguir. Se você estiver interessado, é só entrar no site das seguintes universidades e encontrar a forma de ingresso no curso: Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR), Universidade Estácio de Sá (UNESA), Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Faculdade Unime (UNIME – Bahia) e Faculdade Pitágooras (Minas Gerais). Agora que você já tem mais informações sobre o profissional que atua na Segurança do Trabalho, fica mais fácil entender se ela combina ou não com o seu perfil.

Se você ficou interessado, aproveite as dicas de universidades que colocamos acima para se inscrever e começar logo o seu novo curso. Se você está procurando um profissional de segurança do trabalho para sua empresa, escolha profissionais capacitados e que tenham formação e conhecimento específicos para atuarem na área. Fuja do improviso e aposte em qualificação.

Fonte: Conceito Zen - https://www.conceitozen.com.br/o-que-faz-tecnico-em-seguranca-do-trabalho.html