Divulga Vagas - 5 dicas para manter a produtividade em casa

Home   >   5 dicas para manter a produtividade em casa
5 dicas para manter a produtividade em casa
04/05/2021   Divulga Vagas 125 Visualizações

Trabalhar em casa já virou parte da rotina de muitas pessoas ao redor do mundo. Entretanto, manter a produtividade no trabalho pode ser um desafio. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar.

Estar em casa e ainda poder continuar trabalhando, é sem dúvida um privilégioPorém, alguns cuidados são necessários para que o seu nível de produtividade não caia. Estabelecer uma rotina organizada e procurar cumprir os mesmos horários da empresa, são algumas ações que podem te ajudar a manter o fluxo de trabalho, por exemplo.

Como o ambiente do lar, por si só, já apresenta muitas distrações, é preciso se concentrar ainda mais no trabalho. Portanto, controlar o seu tempo e definir as suas atividades, são algumas ações que ajudam a render mais, e por consequência, aumentar produtividade. Dessa forma, seu trabalho continuará sendo executado com qualidade compromisso.

um dos grandes vilões da produtividade é o celular. Confessa, quanto tempo você passa no dispositivo checando as redes sociais e sites? Normal, todos nós ficamos distraídos com o celular, que já virou praticamente uma extensão do nosso corpo. No entanto, é preciso ter equilíbrio e tomar cuidado para que ele não atrapalhe o trabalho.

Mas como manter a produtividade sem se distrair com o celular?

Para alguns, o celular é extremamente importante para a execução de trabalhos, sendo difícil manter-se longe do aparelho. Por outro lado, dispositivos móveis podem roubar a atenção e concentração. Então como manter o ritmo de trabalho, sem cair nas artimanhas da internet e das redes sociais?

Nesses casos, é importante lembrar que o dispositivo deve ser utilizado apenas em situações que exijam o seu uso. Quando o assunto é produtividade, lembre-se que o foco é o melhor aliado no home office.

E para te ajudar a aumentar sua produtividade, estando em casa ou na empresa, acompanhe as dicas que separamos para você.

1 – Mantenha o celular fora do alcance de suas mãos

É muito comum olharmos o celular a cada segundo ou sempre que chega alguma notificação. Todavia, esse ato pode comprometer a sua produtividade ao longo do dia. O fato de você sempre parar o que está fazendo para olhar a telinha do seu aparelho, faz com que você perca linha de raciocínio. Além disso, você ocupa um tempo dedicado ao trabalho com coisas, que nem sempre, são importantes naquele momento. 

Dessa forma, ser for possível, deixe o seu celular fora do alcance da suas mãos. Caso você precise falar com alguém da empresa, deixe o WhatsApp logado em seu computador, mas lembre-se de fechar a aba. Sempre que necessário, abra o WhatsApp Web, resolva o que é necessário e torne a fechá-lo. Isso fará com que você não se preocupe em ficar respondendo as mensagens que possam surgir durante o dia.

2 – Desative as notificações para aumentar as produções

Essa é uma dica que vale tanto para o celular quanto para o computador, uma vez que ambos podem comprometer a sua produtividade. Isso porque as várias notificações funcionam como “gatilhos” que atrapalham na concentração, desviando o foco do trabalho. Para bloquear o recurso de notificações, basta ir ao campo de “configurações” do seu computador ou smartphone. 

Outra opção é deixar o celular no silencioso, pelo menos no horário de trabalho. Assim, sua atenção estará voltada às atividades do trabalho e, portanto, cumprir os prazos de entrega não será um problema. Deixar o celular virado para baixo, também pode te ajudar a não ser tentado a olhar sempre para a tela, mantendo assim seu ritmo de produção.

3 – Utilize aplicativos que aumentem a produtividade

O celular não precisa ser o seu inimigo no home office. Sabendo utilizá-lo o aparelho pode ser um grande recurso para aumentar o desempenho. Inclusive, existem aplicativos programados exatamente para aumentar a produtividade. Nas lojas da Play Store e Apple Store você encontra diversos apps com esse objetivo.

Um exemplo desses aplicativos é o Forest, disponível para os sistemas Android e iOS. De um jeito simples, mas super dinâmico, a instalação permite que você crie uma floresta, desde que sua atenção esteja no trabalho.

Em suma, o Forest bloqueia as outras ações do celular. Assim, ao abrir o app e escolher plantar uma semente, por exemplo, você apenas poderá usar o aparelho quando o tempo de crescimento da planta terminar. Caso você o utilize antes, a árvore morrerá. Ou seja, quanto mais tempo você se dedicar ao trabalho mais árvores você poderá ter em sua floresta.

Outros aplicativos permitem ainda o bloqueio de sites específicos e de redes sociais digitais. De igual modo, o Google Chrome oferece extensões que também bloqueiam sites a sua escolha, como o caso do Work Mode ou Block Site.

4 – Defina pausas específicas

É claro que descansar é muito importante, afinal, ninguém é uma máquina. Por outro lado, tomar pausas sem horários determinados, faz com que você não estabeleça uma rotina produtiva. Entre um trabalho e outro, defina momentos para tomar águarelaxar a mente e esticar as pernas

5 – Estabeleça metas

E por último, mas não menos importante, tenha em mente que só depende de você ser produtivo, ou não. Portanto, seja gentil consigo mesmo, mas também firme. Para aumentar o seu nível de produtividade, estabeleça metas alcançáveis. Um exemplo disso é ficar sem usar o celular até que determinada tarefa seja completada.

Entenda que é tudo é uma questão de adaptação flexibilidade e atente-se à demanda de trabalho. Desse modo, você poderá definir caminhos mais seguros para realizar um bom home office.

FONTE: https://www.unasp.br/blog/5-dicas-para-manter-a-produtividade-em-casa/