Divulga Vagas - 5 passos para cuidar da saúde mental no home office
Home   >   5 passos para cuidar da saúde mental no home office
5 passos para cuidar da saúde mental no home office
13/10/2020   Divulga Vagas 97 Visualizações

Trabalhar em casa traz muitos benefícios. Quem não gosta de vestir calças de moletom todos os dias ou evitar o deslocamento diário e aproveitar tempo com seu cachorro? Contudo o home office também tem muitos inconvenientes –e alguns deles estão relacionados a um impacto negativo significativo na saúde mental.

 

Em abril, um grande estudo descobriu que 75% das pessoas se sentiam isoladas socialmente devido ao trabalho de casa. Quanto mais trabalhavam em casa, mais se sentiam isoladas. Agora, outro estudo recém-lançado está destacando os mesmos problemas, mas com relatórios ainda mais desafiadores de saúde mental.

Uma pesquisa recém-lançada pela Oracle, empresa americana de tecnologia, e pela Workplace Intelligence, uma companhia de pesquisa de recursos humanos, entrevistou 12 mil pessoas em 11 países e descobriu o seguinte:

  • 78% da força de trabalho global relatou impactos negativos em sua saúde mental neste ano
  • 42% dizem que sua produtividade caiu
  • 41% dizem que se sentem desafiados porque há menos distinção entre sua vida profissional e sua vida doméstica
  • 40% relatam um aumento em tomada de decisões ruins
  • 38% estão mais estressados
  • 35% estão experimentando uma falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional
  • 25% relatam esgotamento
  • 25% dizem que estão deprimidos
  • 14% estão se sentindo solitários
  • 85% dizem que problemas de saúde mental no trabalho afetam sua vida doméstica em termos de privação de sono (40%), saúde física precária (35%), redução da felicidade em casa (33%), desafios com relacionamentos familiares (30%) e isolamento de amigos (28%)

Em meus próprios estudos sobre a vida profissional, descobri que 52% das pessoas relatam que estão vivenciando conflitos com sua vida familiar devido ao trabalho e que 43% das pessoas estão mesclando sua vida familiar com seu trabalho.

O home office também traz benefícios, é claro. De acordo com este estudo, incluem ter mais tempo para ficar com a família (51%), dormir (31%) e ser produtivo (30%).

Mas, se o trabalho está mais estressante do que nunca e se você é forçado a trabalhar mais, há maneiras de lidar com a situação e ter sucesso.

 

A seguir veja os 5 passos para melhorar sua saúde mental durante o home office:

1. Agregue valor ao trabalho

Muitos funcionários estão dizendo que encontraram novas maneiras de agregar valor ao trabalho durante a pandemia. Aqueles que interagiam com os clientes cara a cara antes se tornaram anfitriões de podcasts, por exemplo, e os que dirigiam eventos estão aprendendo novas tecnologias e se tornando produtores de conteúdo de ponta. Uma das chaves do sucesso com o trabalho remoto é encontrar maneiras de fazer contribuições exclusivas. As demandas de seu trabalho podem ter mudado. Como resultado, você pode ser criativo sobre como pode continuar a agregar valor. Um senso de propósito e sentimento de valor são extraordinariamente bons para a saúde mental. Portanto, seja proativo e inovador nas maneiras como você contribui para a empresa e faz a diferença no seu trabalho.

 

2. Fique no radar

 

Fique no radar dos outros funcionários, conectando-se com seus colegas formal e informalmente. Mesmo que você trabalhe de forma autônoma, mantenha contato com seu chefe regularmente. Encontre maneiras de relatar o trabalho que você está fazendo e os resultados que está criando. Você pode precisar fazer isso de novos jeitos –por meio de plataformas de tecnologia ou até mesmo de processos manuais pouco sofisticados, mas não subestime o valor de ser explícito sobre o trabalho que está fazendo. Não será automaticamente que os outros verão seu valor, então, ajude-os a enxergar. E, por sua vez, quando você se sentir valorizado, sua saúde mental será afetada positivamente.

 

3. Defina limites para casa e trabalho

Como o trabalho invadiu as casas, pode ser difícil fugir e garantir a distinção entre vida profissional e vida pessoal. O trabalho faz parte de uma vida plena, então, seja grato pela a oportunidade de contribuir com seu trabalho, mas encontre maneiras de separá-los. Desligue no final do dia e guarde o computador, se puder. Estabeleça uma rotina para terminar seu trabalho em um horário previsível e anuncie que você está indo embora quando sair do seu quarto ou da mesa da cozinha no final do dia.

 

4. Preencha seu tempo

 

Um dos segredos para fugir do trabalho é embalar o seu tempo livre com atividades gratificantes. Seja intencional ao planejar passar tempo com amigos e familiares. Ao ler um bom livro, certifique-se de que as notificações do trabalho estejam desativadas. Leve seu cachorro para passear, ouça suas músicas ou prepare uma refeição. Encontre diversas maneiras de estabelecer uma distinção saudável entre sua vida profissional e sua vida doméstica.

 

5. Cultive a positividade

Seu estado de espírito também é importante para sua saúde mental. Permita-se se sentir deprimido, mas também faça o possível para ser otimista quanto ao futuro. Evite assistir muitas notícias ruins e opte por passar mais tempo com pessoas que são mais positivas. Pratique meditações de mindfulness ou reserve um tempo para apreciar a natureza ou ficar em silêncio. Estes são tempos difíceis, mas você tem muito controle sobre como você reage e como estimula seu próprio senso de resiliência.

 

FONTE: https://forbes.com.br/carreira/2020/10/5-passos-para-cuidar-da-saude-mental-no-home-office/#foto5