Divulga Vagas - 6 dicas para mandar bem em uma entrevista de emprego on-line
Home   >   6 dicas para mandar bem em uma entrevista de emprego on-line
6 dicas para mandar bem em uma entrevista de emprego on-line
25/02/2021   Divulga Vagas 213 Visualizações

Quer mandar bem em uma entrevista de emprego on-line? Então, se atente às dicas abaixo e saiba o que fazer durante esse momento crucial do processo seletivo. 

 

Certamente você deve saber que a entrevista é um dos momentos mais importantes que envolvem o processo seletivo para um emprego. Ou seja, é durante a entrevista  que você terá a chance de mostrar as suas melhores qualidades para o representante da empresa. Através dessa conversa com o entrevistador você poderá tirar dúvidas, falar mais sobre as suas competências e finalmente mostrar que você é a melhor pessoa para ocupar o cargo. Essa fase é feita presencialmente ou por uma entrevista de emprego on-line.

As empresas estão aderindo e realizando cada vez mais entrevistas on-line durante o processo de contratação. Por conta de ser é uma alternativa bastante viável e de baixo custo. Além disso, o gasto de tempo é muito menor e o candidato não precisa se locomover até um local específico para ser entrevistado. 

Outro ponto importante a frisar é que, durante os últimos anos, o home office ganhou força e algumas áreas também ganharam destaque. Dessa forma, abrindo cada vez mais espaço para as entrevistas de emprego on-line. Claro, que é difícil estimar em números o crescimento, mas existe sim, oportunidades crescentes em diversas áreas. Por isso, você precisa se preparar bastante.

A maioria das pessoas temem passar por uma entrevista de emprego. Muitas ficam ansiosas e com medo de certas perguntas. No entanto, não há motivos para fugir das perguntas, se você sabe o que está fazendo e falando. Uma entrevista serve justamente para o empregador entender o seu perfil e descobrir como ele se encaixa na empresa. Portanto, quanto mais claro e honesto você for sobre si mesmo, seus conhecimentos e objetivos, melhor.

Entrevista de emprego on-line: dicas para mandar bem

1 – Local adequado e boas ferramentas

Não dá para fazer um entrevista de emprego em um local inadequado, não é mesmo? Portanto, priorize a escolha de um bom lugar dentro da sua casa, apartamento ou escritório. Além disso, busque evitar lugares cheios de móveis ou coisas que podem atrapalhar a atenção do entrevistador. Assim como ambientes onde transitam pessoas ou animais de estimação. 

Se atente à luz. A iluminação também é muito importante. Ou seja, nada de lugares escuros. Não deixe para conferir os equipamentos e ferramentas que você vai precisar em cima da hora. Teste sua câmera, áudio, conexão de internet e notebook, por exemplo.

2 – Feche todas as abas

Não dá pra começar a entrevista com o WhatsApp Web logado. Então, nem pense em começar o bate papo com um monte de janelas e programas abertos. Essas precauções são, de fato, imprescindíveis. A razão disso tudo é para assegurar que nada desnecessário fique consumindo a sua internet ou tirando a sua atenção, bem como a dos entrevistadores.

3 – Pesquise mais sobre a empresa

Mesmo para uma entrevista de emprego on-line,  é necessário pesquisar e buscar informações sobre a empresa e a vaga para a qual você está se candidatando. Ou seja, durante a conversa esse assunto pode entrar em pauta e você precisa estar preparado para isso. Geralmente, o site oficial e as redes sociais são suficientes para ter uma referência da cultura organizacional e do que esperar na entrevista.

Deste modo, você não será pego desprevenido, e isso também indicará seu interesse pela vaga e pela empresa.

4 – Sorria e  mantenha o clima agradável

Sentir um pouco de nervosismo durante a entrevista é comum. Entretanto, tente respirar fundo e ser agradável. Sorrir demonstra interesse e descarta o achismo que essa conversa seja uma perda de tempo para o candidato.

Durante o bate papo, fale de forma clara, objetiva e acima de tudo humana, tendo empatia e respeitando totalmente o espaço de quem está do outro lado da tela. A linguagem corporal conta muito nessas horas.

5 – Responda com sinceridade

Você não precisa tentar enganar ninguém para conseguir um emprego. A entrevista é o momento de apresentar os conhecimentos e também a vontade de aprender.

Seja sincero quando falar sobre o que sabe fazer, sobre o que já fez e o que estudou. Suas experiências de vida, tanto de área de atuação, quanto de relações interpessoais e projetos sociais contam bastante. Não fique com medo das perguntas!

6 – Feedback pós entrevista 

Muitas entrevistas estão sendo feitas via web e por telefone, e por muitas vezes não nos saímos tão bem assim. No entanto, se ninguém te falar no que você errou na entrevista, como você vai saber o que precisa ser melhorado? Por isso, é de extrema importância ter um feedback pós entrevista. Nem todas as empresas oferecem esse retorno, portanto pergunte de maneira educada se eles podem dar um feedback.

Receber um feedback deve ser um processo de reflexão, sempre na busca por melhorias. Portanto, acostume-se à analisar as suas atitudes e entender o que precisa ser melhorado. É normal termos dificuldades em fazer uma análise de performance sozinhos, ainda mais durante uma entrevista. Portanto, pedir feedback pode ser um bom caminho.


Em uma entrevista de emprego on-line as chances podem diminuir um pouco por conta da quantidade de concorrentes. Eles podem estar na sua cidade, estado, país ou em qualquer lugar do mundo. A internet possibilita isso. Contudo, não se intimide e esteja preparado. Certamente você pode ter um diferencial que nenhum outro candidato tenha, além disso as empresas durante a entrevista procuram candidatos com perfis específicos para que se encaixem com a cultura, valores metas do negócio. Isso também pode aumentar suas chances.

Boa entrevista e até a próxima!

 

FONTE: https://www.unasp.br/blog/dicas-para-entrevista-de-empregoon-line/