Divulga Vagas - 8 maneiras de fazer uma apresentação online interessante e conquistar a atenção da audiência
Home   >   8 maneiras de fazer uma apresentação online interessante e conquistar a atenção da audiência
8 maneiras de fazer uma apresentação online interessante e conquistar a atenção da audiência
01/07/2020   Divulga Vagas 51 Visualizações

Seja você um empreendedor liderando um seminário online, um professor instruindo alunos ou um palestrante que faz sua apresentação ao vivo pela internet, os segredos para manter os olhos do público em você (e não no telefone ou em outra aba do computador) são os mesmos.

Como palestrante profissional que já apareceu em milhares de palcos, Chantelle Adams, treinadora de fala e especialista em narrativa, sabe como capturar a atenção de uma plateia –mesmo não falando com ela pessoalmente.

Veja abaixo as oito estratégias de Chantelle que podem transformar qualquer apresentação online:

  1. Tenha postura

“Com uma audiência ao vivo, você pode realmente se alimentar da energia da multidão enquanto está no palco. Com uma audiência online, nem tanto. A boa notícia é que, mesmo quando se está em casa, a postura e o posicionamento do corpo podem compensar isso, aumentando sua energia, atenção e capacidade de pensar”, diz Chantelle.

Pesquisas mostram que as mesas altas podem diminuir a sensação de estresse e fadiga, enquanto melhoram os níveis de humor e energia. Se você ficar em pé, em vez de se sentar, poderá ficar mais apoiado e ter liberdade de movimento durante a apresentação. Ambas as coisas ajudarão a ampliar sua presença e cativar seu público online. Então pegue uma mesa alta ou empilhe seus romances favoritos para usar como apoio para o seu laptop e se prepare para aumentar seu público com sua energia.

2. Assuma seu estilo

“Há uma razão pela qual as peças da Broadway realizam ensaios com as roupas oficiais das apresentações”, observa Chantelle. “Quando os atores estão fantasiados, eles podem incorporar mais facilmente o personagem que estão interpretando. O mesmo acontece no nosso dia a dia. Prestar atenção em como está da cabeça aos pés o ajudará a se apresentar com mais paixão do que se estiver usando calças de pijama ou chinelos de ioga. Você não apenas aparecerá diferente energeticamente, mas também influenciará a maneira como as pessoas o percebem. Quando você veste a peça, envia um sinal ao seu cérebro que é hora de ter o melhor desempenho. Além disso, estudos mostram que também é possível desbloquear ideias abstratas e ter uma perspectiva mais ampla simplesmente adquirindo criatividade do seu próprio estilo. Portanto, antes de entrar no palco online, pense no que está comunicando, porque seu estilo conta uma história sobre você.”

3. Visualize uma multidão

“Quando se faz apresentações, muitas vezes digo que é preciso ser você mesmo –repetidamente. Este é um convite para aumentar sua personalidade, suas expressões e sua voz em alguns pontos. Você pode aumentar sua energia e emoção ignorando o fato de estar olhando os quadrados de participantes no Zoom e imaginando que há uma sala cheia de gente do outro lado da tela”, aconselha Chantelle. “Visualizar-se em um palco ou estádio cheio de pessoas empolgadas por ouvir sua mensagem o ajudará a se comunicar com a energia de 25, 50, 100 ou mesmo milhares de pessoas que estão assistindo você se apresentar online.”

4. Conheça seu público

“Faça sua pesquisa e adapte sua apresentação àqueles que estão presentes. Se você abordar especificamente a situação pessoal dos participantes, os pontos problemáticos e os resultados desejados, eles serão mais receptivos a aprender com você”, diz Chantelle.

5. Envolva os participantes

“Ao preparar sua apresentação, adicione perguntas que convidem os presentes a tomarem ações simples e frequentes”, aconselha Chantelle. “Você pode perguntar a eles de onde eles são ou convidá-los a compartilhar sua maior luta com o assunto sobre o qual está prestes a falar. Se você incentivá-los a compartilhar o bate-papo, eles permanecerão focados em você, no conteúdo e aproveitarão melhor sua apresentação.”

6. Compartilhe sua história

Uma das melhores maneiras de criar credibilidade e oferecer uma apresentação memorável é através do uso de histórias. “Conte a história da sua marca de maneira poderosa pintando uma imagem, explorando todos os sentidos e acrescentando emoção que os ajudem a sentir que estão ali com você”, fala Chantelle. “Vá fundo em um momento específico marcante, em vez de fornecer uma linha do tempo dos eventos. Compartilhe histórias ao longo de sua apresentação para conectar os pontos do que você está ensinando à forma como isso se aplica na vida das pessoas.”

7. Divirta sua audiência

“Eu sempre falo aos meus clientes para fazerem da fala uma experiência –e isso vale para um palco ao vivo ou online”, sugere Chantelle. “Como você pode trazer seu estilo, personalidade e interesses únicos para sua apresentação? Considere usar um quebra-gelo divertido que aquece seus participantes, adiciona humor, faz com que eles se movam ou os conduzem através de uma visualização. Você também pode enviar a eles algo pelo correio que todos os participantes usem durante a apresentação para criar um sentimento de comunidade, fazer pausas para dançar e compartilhar sua lista de reprodução favorita com os participantes, ou até adicionar memes ou GIFs engraçados aos seus slides, trazer acessórios ou jogar jogos que os fazem interagir e rir. Todos aprendemos melhor quando nos divertimos!”

8. Recompense seu público

“Todo mundo gosta de ganhar, portanto, tenha algo que você possa dar aos seus participantes no final de sua apresentação –se eles permanecerem totalmente engajados”, diz Adams. “Você pode pedir que eles concluam uma pesquisa ou respondam a perguntas importantes no final para concorrerem a um prêmio. Este convite prepara todos para o sucesso.”

 

FONTE:https://forbes.com.br/carreira/2020/06/8-maneiras-de-fazer-uma-apresentacao-online-interessante-e-conquistar-a-atencao-da-audiencia/#foto1