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A IMPORTÂNCIA DA RECEPÇÃO NO ATENDIMENTO HOSPITALAR
13/05/2020   Divulga Vagas 355 Visualizações



A IMPORTÂNCIA DA RECEPÇÃO NO ATENDIMENTO HOSPITALAR

Os serviços de recepção são a porta de entrada em muitas organizações, e as hospitalares não ficam de fora. Inclua neste segmento recepcionistas, atendentes, telefonistas, porteiros, manobristas, caixas e demais colaboradores que prestam algum tipo de atendimento ou fornecem orientações e informações ao público. 

É com estes profissionais que os clientes e pacientes terão o seu primeiro contato e receberão informações individualizadas sobre agendamento de consultas e procedimentos, preparos, coberturas e dados de convênios e pagamentos, dentre tantos outros. 

Qualidade em todos os setores

qualidade nos serviços de saúde não diz respeito somente ao âmbito técnico que, claro, é fundamental. O médico ou enfermeiro, por exemplo, deve ser altamente especializado naquilo que faz, assim como os profissionais dos setores administrativos. 

Mas há também a qualidade no aspecto interpessoal, que inclui as interações entre paciente ou cliente e os colaboradores envolvidos, sejam eles do corpo de saúde ou administrativo.

Neste sentido é fundamental que os colaboradores trabalhem com:

  • Rapidez e simplicidade no preenchimento de fichas e demais processos burocráticos;
  • Gentileza, empatia, preocupação e atenção com todos;
  • Prestatividade na solução de dúvidas e ao dar informações e orientações sobre o que será realizado;
  • Calor humano e acolhimento nos atendimentos de todo tipo; 
  • Postura “olho-no-olho”.

Tudo isso extrapola a qualidade e pode ser resumido em um conceito de grande importância na saúde atualmente: humanização. Esta palavra ainda vai além e engloba outros fatores imprescindíveis para um bom serviço, como ética, atendimento individualizado, confiança, segurança e apoio, respeito e um olhar mais sensível ao outro e suas necessidades. 

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A qualidade e humanização no atendimento são os grandes diferenciais competitivos das organizações hospitalares no cenário atual.

Comportamentos que envolvem apatia, uma postura de querer se livrar logo do paciente ou repassar o problema para outra área a todo custo, frieza e automatismo devem ser evitados em todos os graus e em todas as circunstâncias. 

É fundamental contar com profissionais preparados

Para que tudo isso aconteça, os indivíduos que irão ocupar esses postos precisam ser profissionais e estarem altamente preparados. Lidar com o público que recorre a um hospital é um trabalho extremamente delicado, afinal, essas pessoas provavelmente estão doentes, sensibilizadas e fragilizadas, emocionalmente instáveis, passando por momentos difíceis e delicados. Tudo o que elas querem é receber um bom atendimento, cordial, cuidadoso e carinhoso e ter suas necessidades sanadas. 

É fundamental que esses profissionais sejam treinados e capacitados para essas situações, de forma a prestar um bom acolhimento desde os minutos iniciais da chegada ao hospital. Porteiros, telefonistas e demais pessoas que tenham contato direto com o público, mesmo que no simples agendamento de consultas ou ao fornecer algum tipo de orientação, também devem estar cientes do impacto de seu trabalho no bem-estar dos pacientes e visitantes. Importante também incluir os profissionais da triagem, que coletam dados sobre o histórico do paciente e contribuem para uma maior agilidade no atendimento.

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Estar em contato constante com o público, especialmente nessas condições citadas, demanda alto nível de preparação e atenção. Por isso, contar com uma empresa terceirizada, que já tenha experiência na área hospitalar, evita muitas dores de cabeça. Quando o gestor de facilities do hospital tem ao seu lado uma prestadora de serviços de confiança, ele terá à sua disposição profissionais que são constantemente treinados não só nos aspectos técnicos, mas também quanto às especificidades e demandas da área da saúde que aqui mencionamos. Para se aprofundar neste tema, leia neste artigo os benefícios da terceirização em hospitais.

Todos esses fatores estão em jogo para a credibilidade da organização hospitalar, juntamente com um ambiente limpo e organizado, um espaço agradável e confortável para receber pacientes e familiares, banheiros bem sinalizados e higienizados e, claro, um atendimento médico de excelência. 

FONTE: http://kantro.com.br/a-importancia-da-recepcao-no-atendimento-hospitalar/