Divulga Vagas - Agente de viagens – Profissão turismo
Home   >   Agente de viagens – Profissão turismo
Agente de viagens – Profissão turismo
24/04/2020   Divulga Vagas 55 Visualizações

Sobre a profissão agente de viagens

O agente de viagens é o profissional que atende o turista para a montagem de pacotes de viagem personalizados, para a emissão de passagens e para a reserva de hotéis e passeios para seus clientes. Ele utiliza de todo seu conhecimento e parcerias com os fornecedores para propor as melhores opções de passeio para seu cliente.

agente de viagem pode trabalhar dentro de uma agência de viagens ou de forma independente. Quando trabalha dentro de uma agência de viagens pode também ser chamado de operador de viagematendente de viagem ou recepcionista de agência. Todos eles fazem a venda de pacotes para seus clientes.

Quando trabalha de forma autônoma, o agente de viagens tem total autonomia sobre o seu trabalho, montando pacotes de acordo com seu conhecimento e experiência.

Quando trabalha em agência, a autonomia pode ficar limitada a vender os pacotes somente da agência. Pacotes esses formados a partir de acordos com os fornecedores que oferecem comissões diferenciadas para vender aqueles pacotes.

Dentro de agências eles também podem ser intimados a vender passagens aéreas de cias aéreas específicas para atingir as metas de vendas que existem dentro das próprias agências.

Nesse caso, ele poderá vender pacotes de viagem mais caros ou menos interessantes para os turistas e vale o recado para os turistas ficarem atentos a esse movimento. Porém como diz o ditado, são ossos do ofício.

Carreira do agente de viagens

Existe uma carreira de agente de viagens bem definida a ser trilhada pelo profissional que trabalha em grandes agências de viagem, principalmente quando quer seguir carreira na função e se tornar um dos melhores agentes de viagem do mercado:

  1. Assistente de agência de turismo
  2. Agente de agência de turismo
  3. Analista de agência de turismo
  4. Supervisor de agência de turismo
  5. Gerente de agência de turismo

Para começar na carreira de agente de viagens, o mais indicado é começar fazendo um curso de capacitação profissional que pode ser feito através de cursos técnicos profissionalizantes ou através de uma faculdade de turismo.

Hoje em dia é possível fazer faculdades de turismo à distância em faculdades como AnhangueraUnopar, Estácio e Uniasselvi, o que ajuda muito os profissionais que estão trabalhando em outras atividades, mas desejam ingressar no setor.

Muitos cursos de agente de viagens também são realizados pelas ABAV (Associação Brasileira dos Agentes de Viagem) dos seus estados, principalmente cursos específicos da sua região, como a venda e apresentação de roteiros turísticos para turistas que visitam suas regiões. Nesse caso é importante acompanhar as agendas nos sites regionais da ABAV.

Além disso, é importante para o agente de viagem ter bons conhecimentos de geografia, facilidade de comunicação, poder de persuasão para as vendas, flexibilidade para a montagem de várias opções de roteiros e boa memorização para guardar códigos de aeroportos para executar comandos em sistemas GDS ou conhecer o alfabeto internacional fonético. Existem sites como da Udemy que podem ajudar nesse sentido.

Remuneração do agente de viagens

O agente de viagens quando trabalha de forma independente tem remuneração salarial de acordo com suas vendas. Ele ganha comissão das cias aéreas através das passagens, comissão dos hotéis e pousadas na reserva de quartos, comissão na venda de passeios e ingressos de parques, assim como ganha outros tipos de comissão na venda de pacotes turísticos.

O agente de viagens independente também pode cobrar uma taxa pela prestação do serviço indiferente a comissão, uma prática que vem se mostrando cada vez mais recorrente dada a diminuição das comissões dos fornecedores, principalmente cias aéreas como LATAMGOL e AZUL.

Quando o agente de viagens de viagens trabalha dentro de agência, muitas vezes ele recebe salário fixo e tem remuneração variada de acordo com o atingimento de metas, tal qual como se fosse um vendedor de lojas como da Magazine Luiza, por exemplo.

Os salários médios iniciam geralmente na faixa de R$ 1.000,00 e vão aumentando de acordo com o nível e experiência do profissional, de acordo com o grau de formação, de acordo com o aumento de responsabilidades na função, assim como de acordo com o número de parcerias próprias com fornecedores.

Uma parte bacana da profissão agente de viagens é que ele muitas vezes é convidado pelos hotéis e resorts para conhecer seus estabelecimentos e ter mais propriedade na hora da venda.

Então é comum ver agentes de viagem viajando de graça para dentro e fora do país a partir de fun trips, em destinos como Estados UnidosAlemanhaFrançaItália e Argentina, por exemplo.

Muitas dos prêmios por metas atingidas também são viagens para os lugares turísticos, o que aumenta a empolgação e disposição de vendas do agente para quem fornece premiações. O Beto Carrero é campeão nesse sentido aqui em Santa Catarina existindo um prêmio especial para os agentes que mais vendem pacotes para o Beto Carrero dentro de um ano.

Onde encontrar vagas para a profissão

As vagas para a profissão de agente de viagens podem ser encontradas nos tradicionais sites de pesquisa de emprego como CathoVagasIndeedJoobleInfojobs ou Empregos. Também podem ser encontradas em redes sociais especialistas como o Linkedin, principalmente se filtrar pelas principais agências de viagem do setor.

A nossa sugestão é você atualizar o currículo nesses sites, deixando as informações o mais completas possíveis, e também se colocando à disposição para novas oportunidades. Também recomendamos acompanhar as vagas anunciadas pelas empresas que você tem interesse de trabalhar. Uma boa opção pode ser a de criar alertas.

Outra dica importante é manter um bom networking profissional com colegas de aula ou amigos de profissão, assim como participando de cursos de formação, palestras e eventos.

Minha experiência com agente de viagens

Já tive contato com vários agentes de viagens desde que criei o blog, seja através de amigos que trabalham na área, através da cotação da viagem que fiz para Fortaleza em agências operadoras como a CVC ou de quando desenvolvia sistemas para agências de viagem quando trabalhava na Benner Sistemas.

Pude notar que todos os profissionais trabalhavam muito para atender os clientes e montar os pacotes de viagem de acordo com as necessidades dos clientes.

Dificilmente um cliente tinha uma necessidade de viagem igual ao outro. Há mudança de datas, mudança de acordos, mudança de restrições, mudança na quantidade de pessoas, enfim, é uma verdadeira gama de informações que tem de ser administradas por todos os profissionais.

Esse é um profissional que precisa ter uma tremenda garra e paciência, principalmente para atender turistas durante os fins de semana quando estão viajando e que precisam de auxílio e apoio durante a viagem. Ainda mais agora com o Whatsapp que torna a comunicação constante 24 horas.

Literalmente o telefone não para, principalmente as mensagens. Esse é o preço que o profissional tem de pagar para trabalhar em um setor tão bacana como o setor de turismo e com a possibilidade de ter boas remunerações dependendo do seu desempenho nas vendas de viagem.

Finalizando

O agente de viagens faz parte da cadeia de profissionais do turismo que tem uma importante função na hora de vender o melhor pacote para o turista final.

Apesar da pressão por metas sobre as vendas e do acompanhamento constante sobre as dúvidas dos clientes, podemos dizer que essa é uma oportunidade incrível para estar em contato com o mercado de turismo e de viajar pelo mundo.

Nesse artigo você acompanhou mais informações sobre a profissão, o que é necessário para se tornar um profissional do setor, assim como dicas e orientações para encontrar vagas de emprego.

FONTE: https://www.vidadeturista.com/artigos/agente-de-viagens-profissao-turismo.html