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As 7 melhores dicas para iniciar um novo emprego remoto
06/07/2020   Divulga Vagas 202 Visualizações

As relações humanas podem estar diferentes pela distância física, mas devem ser levadas em conta no começo de um novo emprego. Então, você conseguiu um emprego? Parabéns! Iniciar um novo trabalho em geral é um momento estressante, pois você está prestes a começar um novo capítulo em sua vida. Você será exposto a novas pessoas, ambientes, atividades diárias etc.

E, agora, com uma pandemia acontecendo, você deve iniciar seu novo trabalho no conforto de sua própria casa, o que pode deixá-lo ainda mais preocupado.

É possível que você esteja inseguro sobre o que esperar ou como iniciar o seu novo trabalho e construir relacionamentos remotamente.

Mas não se estresse. Veja na galeria a seguir sete dicas para tirar de letra este novo início:

1. Entenda sua função

Iniciar seu trabalho remotamente significa que você precisará passar um tempo extra assegurando que entende seu papel e as expectativas que o acompanham. Como você não estará em um ambiente de escritório por enquanto, verifique se as responsabilidades definidas foram estabelecidas desde o início, para que você possa começar o trabalho imediatamente! Antes de falar com seu chefe, escreva uma lista de perguntas que você possa ter em relação a tarefas ou projetos futuros, para estar pronto para as próximas semanas. Em relação à sua função, você também deve perguntar se há algum treinamento necessário que você precisa fazer e quem pode procurar para ajuda e recursos adicionais.

2. Como eles se comunicam?

Preste atenção a como seu chefe e colegas de trabalho gostam de interagir. Pode ser que a equipe prefira videochamadas ou chamadas telefônicas. Ou eles podem preferir e-mails e plataformas de mensagens instantâneas. Portanto, verifique como eles gostam de se comunicar o mais rápido possível, para poder começar a se comunicar imediatamente, estimular novos relacionamentos e se integrar. Se não tiver certeza, pergunte!

3. Crie relacionamentos

Como você faria se estivesse em seu ambiente de trabalho, certifique-se de estabelecer um relacionamento com seus chefes. Mantenha contato e mostre que você está se adiantando, atualizando-os também. Certifique-se de fazer isso também com sua nova equipe. É mais difícil criar relacionamentos remotamente, no entanto, existem muitas maneiras de mostrar que você se importa em tentar construir relações com seus novos colegas de trabalho. Faça isso iniciando conversas em particular com eles, apresentando-se e tendo um papo casual, pois nem tudo deve estar relacionado ao seu trabalho. Se sua equipe usa uma plataforma específica como o Slack para se comunicar informalmente, verifique se você está fazendo sua parte, mostrando que está interessado em conhecê-los e em ver com quem você compartilha interesses em comum. Essa é a parte mais fácil, pois você pode desfrutar de conversas normais com colegas de trabalho enquanto trabalha no seu projeto, facilitando e agilizando o seu dia. Também o ajudará enormemente quando você voltar ao seu espaço físico de trabalho, pois já terá relacionamentos estabelecidos, para que não fique com tanto medo.

4. Faça perguntas

Se passarem uma tarefa ou projeto, faça perguntas (perguntas valiosas)! Se você precisar de mais esclarecimentos, entre em contato com seu colega de trabalho que pediu a tarefa e faça as perguntas que você tem em mente. A melhor maneira de fazer isso é enviando um e-mail a seu colega de trabalho perguntando se você pode fazer uma ligação rápida ou videochamada para entender melhor o próximo projeto. Isso também mostrará que você está interessado e motivado para se sair bem na tarefa estabelecida para você e deixará uma boa primeira impressão entre todos. Também o ajudará, pois você terá um plano claro do que precisa fazer e isso tornará sua vida mais fácil, levando a concluir o trabalho mais rapidamente. Mas, é claro, antes de fazer uma ligação, tente usar seu bom senso para resolvê-la, para que você possa fazer perguntas relevantes e pertinentes.

5. Crie uma estrutura

Certifique-se de formar uma estrutura e definir claramente os limites entre trabalhar e relaxar. Primeiro, você deve falar com seus chefes e esclarecer seu horário de trabalho, para poder planejar seu dia de acordo com o horário indicado. Crie uma rotina para você em casa, para garantir que você é produtivo, faça intervalos regulares, faça uma pausa de uma hora para o almoço e deixe o laptop ao seu lado. Pode ser tentador trabalhar mais horas quando você começa seu trabalho, pois deseja impressionar seu chefe e colegas de trabalho, mas não se canse.

6. Entenda seu progresso

Pergunte como você está se saindo na sua primeira semana. Peça feedback do seu chefe ou colegas de trabalho para ver como você pode melhorar e, o mais importante, o que você conseguiu. Isso o ajudará a ver se você está no caminho certo, mas o mais importante é que você está aberto a críticas e disposto a aprender com seus erros.

7. Não entre em pânico

Embora você esteja iniciando um novo trabalho nessas circunstâncias incertas, a última coisa que você quer fazer é entrar em pânico. Seus colegas saberão que você está começando remotamente e farão todo o possível para garantir que você esteja confortável. Entre em contato com eles se não tiver certeza de nada ou se estiver um pouco estressado com a situação toda. Além disso, confie nas pessoas ao seu redor, incluindo amigos e familiares, se estiver se sentindo extremamente estressado!

 

FONTE: https://forbes.com.br/carreira/2020/06/as-7-melhores-dicas-para-iniciar-um-novo-emprego-remoto/#foto7