Divulga Vagas - Autoconhecimento - Saiba seus pontos fortes e use-os para potencializar seus resultados.
Home   >   Autoconhecimento - Saiba seus pontos fortes e use-os para potencializar seus resultados.
Autoconhecimento - Saiba seus pontos fortes e use-os para potencializar seus resultados.
26/02/2020   Divulga Vagas 45 Visualizações

Quais seus pontos fortes e fracos?

É muito comum esse tipo de pergunta aparecer em entrevista de emprego e sabe por quê? Porque o recrutador quer saber se o candidato tem autoconhecimento e se ele é verdadeiro.

Muitos candidatos tem dificuldades em responder e muitas vezes é pelo simples fato de não saber.

Você ter autoconhecimento envolve saber quais habilidades técnicas e comportamentais, saber no que você é muito bom e em quais pontos precisa melhorar. Sabendo disso, você pode acionar sempre as suas fortalezas para conquistar seus resultados e gerenciar os pontos de melhorias. 

Ok Irenilda, e como faço para descobrir esses pontos fortes e fracos? 

Vou de mostrar três exercícios para isso.

1 - Exercício das conquistas.

  • Faça uma lista das principais coisas que você já conquistou (sejam pessoais ou profissionais). Pode ser graduação, primeiro emprego, aquele projeto mega difícil, promoção, aquela festa de aniversario/casamento, MBA, etc…
  • Após ter todas as conquistas listadas, para cada uma delas responda as perguntas abaixo e escreva: O que você fez para conquistar? Quais foram os principais desafios e como você superou? Quais habilidades você usou para superar esses desafios e conquistar? Quais habilidades foram mais tranquilas de usar? Quais habilidades você teve mais dificuldade e até pensou em desistir? Feito isso, você verá que as habilidades que mais apareceram para cada conquista e que não foram tão complicadas/difíceis podem ser seus pontos fortes e aquelas que você teve mais dificuldades e pensou em desistir, provavelmente serão seus pontos fracos.

 Esse exercício da conquista é muito bom, pois ele também nos faz lembrar que já passamos por vários situações e superamos. Isso nos dá ânimo e motivação para conquistarmos mais e mais e tirarmos nossos sonhos do papel.

2 - Exercício do feedback.

Pois é galera, receber feedback é muito bom, é um presente que recebemos e que se tivermos sabedoria para ouvir, podemos ampliar nossas forças. Então, peça feedback das pessoas que estão próximas a você (amigos, colgas de trabalho, pai, mãe, companheiro(a), esposa, marido etc). Pergunte a eles como eles te veem, quais as características que você tem eles consideram muito boas e quais precisa melhorar. 

Atenção! Eu sei que muitas vezes o feedback pode não ser agradável, mas lembre-se que é um presente para sua evolução. Peça a eles que sejam sinceros e esteja você aberto a ouvir com amor e carinho.

3 - Preste atenção ao seu ambiente.

Nem sempre feedback vem de maneira formal. Geralmente estamos dando e recebendo feedbacks o tempo todo sem perceber. Nesse caso, fique atento ao que os outros falam sobre você, sobre suas características. Preste atenção a esses detalhes em casa, no trabalho, com os amigos. O que seus pais, amigos, companheiros, colegas de trabalho costuma falar sobre você? Quais feedbacks você já recebeu do seu chefe, clientes internos externos na empresa anterior ou atual?

Agora que você já sabe como descobrir seus pontos fortes e fracos, não perca tempo e faça logo os exercícios. Nada melhor do que sabermos como acionar nossas fortalezas para superar desafios.

 

FONTE: https://www.linkedin.com/pulse/autoconhecimento-saiba-seus-pontos-fortes-e-use-os-para-nunes/?trackingId=OtxIuvxZQ6KXguIFWO4MTw%3D%3D