Divulga Vagas - CARPINTEIRO, O PROFISSIONAL MAIS EXPERIENTE DO MUNDO!
Home   >   CARPINTEIRO, O PROFISSIONAL MAIS EXPERIENTE DO MUNDO!
CARPINTEIRO, O PROFISSIONAL MAIS EXPERIENTE DO MUNDO!
20/03/2020   Divulga Vagas 14 Visualizações

A profissão de carpinteiro é muito conhecida pelo trabalho com a madeira, geralmente, em locais de construção. Embora muitos pensem que o carpinteiro e o marceneiro exerçam as mesmas funções, mas existem diferenças. O carpinteiro é um profissional que possui um dos ofícios mais antigos do homem, pois seu trabalho está presente nas mais diversas construções humanas, em suas diversas áreas: naval, militar, civil e industrial. Por isso, iremos explanar como o carpinteiro possui uma profissão tão antiga ainda em andamento e como será este profissional no futuro.

Carpinteiro - A profissão do passado e do futuro

É um ofício que exige conhecimento em geometria e o domínio em lidar com a madeira em seu estado natural. Por ser uma profissão muito antiga, muitos julgam que está prestes à extinção. Na realidade, com o passar do tempo este profissional vem se adequando ao mercado, utilizando ferramentas de alta precisão e, portanto, trazendo mais rapidez e qualidade para o serviço. Geralmente a carpintaria é responsável pela criação de telhados, janelas, portas, escadas, assoalhos, móveis e também peças voltadas para a construção civil. Um serviço minucioso e de extrema importância. Não devemos deixar de mencionar que o uso da madeira está relativamente diminuindo, especialmente em porta, janelas, móveis em MDF etc. O que relativamente influencia no trabalho do carpinteiro, pois há uma procura menor. No entanto, alguns clientes procuram por produtos mais duradouros e que possuem mais qualidade, além de serviços que exigem certo capricho, o que exige um profissional experiente da área. Embora muitas vezes confundido com o marceneiro, a realidade é que existe uma diferente muito grande, pois o marceneiro trabalha apenas com móveis, o carpinteiro trabalha com tudo relacionado à madeira. No entanto, com tantas contradições, entre o velho e o novo, sabemos que é um profissional que ainda será requerido no mercado, principalmente da construção civil, visto que ainda há muita construção em madeira.

A carpintaria na construção civil

Um carpinteiro efetua um trabalho técnico com estruturas de madeira em edifícios residenciais ou comerciais e outras infraestruturas. Podendo se envolver em qualquer fase, seja na construção, acabamento ou reforma. O trabalho do carpinteiro também pode ser no enquadramento de paredes (casas de madeira ou em conjunto com o pedreiro em casas de alvenaria), construir escadas, instalação de portas, janelas, telhados e rodapés.

Algumas de suas funções são:
• Estudo de desenhos técnicos e outras especificações em obra;
• Faz a escolha de materiais adequados ao serviço;
• Medição e marcação de linhas de corte;
• Corte e molde de madeira, fixando-os quando necessário;
• Inspecionar tetos, paredes, portas, telhados, janelas, móveis, rodapés, ou seja, qualquer material de madeira para substituição.

Por isso é importante que haja uma formação técnica para exercer tal profissão, visto que é uma atividade que traz riscos para si e para os outros. Além de obter habilitações específicas pra uso de algumas máquinas.

Como crescer profissionalmente como carpinteiro

O ideal é que se faça um curso técnico para carpintaria, visto que é um básico para a profissão. Depois você precisará buscar especializações na área, procurando sempre se atualizar no ramo, pois o tornará diferenciado. Há profissionais que optam por seguir o ramo das engenharias, mas caso não queira, poderá procurar por cursos técnicos de especialização em locais de renome, podendo se especializar em algum ramo da carpintaria. Também é possível que o profissional procure por cursos de liderança e recursos humanos, fazendo-o seguir para o ramo de supervisão em obras da construção civil, ou ainda em cursos de segurança do trabalho. Sabendo de todas estas informações, entendemos que embora não seja um serviço tão abundante, também está longe de ser extinto. Por isso, a profissão de carpinteiro ainda é importante e muito utilizada no mercado de trabalho.

 

FONTE: https://florestalmodesti.com.br/noticia/16-carpinteiro-o-profissional-mais-experiente-do-mundo