Divulga Vagas - Como as crises podem ser boas oportunidades para inovação na carreira
Home   >   Como as crises podem ser boas oportunidades para inovação na carreira
Como as crises podem ser boas oportunidades para inovação na carreira
01/12/2020   Divulga Vagas 147 Visualizações

Para inovar na carreira não basta ter apenas uma boa ideia, é preciso também dedicar tempo em busca de aprendizados e conhecimento para que assim, as oportunidades se transformem em ações e práticas que elevarão o seu nível profissional.

Já parou para pensar em como as inovações transformam o mundo? Elas acontecem a nível global e empresarial, mas a inovação também pode fazer parte da sua carreira. Afinal, se adaptar às mudanças é uma maneira de sobreviver, e toda mudança pode ser um campo fértil para a inovação. No entanto, é preciso entender como ser inovador, como se adaptar e aproveitar as oportunidades em períodos de crise.

Um bom profissional, independente da área, deve estar atento ao mercado. Além disso, manter o otimismo e pensar fora da caixa, são ações extremamente importante para acompanhar as transformações e usufruir de todas as possibilidades de crescimento e inovação.

Sendo assim, lembre-se que em toda crise há mudanças. A todo momento surgem situações difíceis e a melhor maneira de gerenciar esse caos é através de boas ideias e estratégias. Portanto, é importante acompanhar de perto os acontecimentos e entender o tamanho do impacto e tudo o que se pode fazer para contorná-lo. 

Por que a inovação é importante?

A inovação transforma o ambiente, é capaz de trazer melhorias e também de desenvolver pessoas, lugares, mercados e profissões.

Claro que a maior parte das pessoas quando pensa em inovação, já lembra das coisas grandes que aconteceram e mudaram o mundo, como: invenção da roda, do automóvel, da internet, do smartphone e por aí em diante. 

Contudo, inovações grandiosas assim não acontecem todo dia. Logo, precisamos focar, repensar e valorizar as inovações que acontecem diariamente. São as pequenas mudanças que fazemos a cada nascer do sol e que transformam nossa casa e nossa empresa em algo melhor.

Inovação é qualquer mudança que gere um novo valor! Portanto, a inovação é importante porque faz com que encontremos as melhores soluções para os piores problemas. Facilitando assim, a vida e trabalho de muitos, além de transformar a nossa carreira.

Crises: boas oportunidades para a inovação na carreira

Para inovar na carreira não basta ter apenas uma boa ideia, é preciso também dedicar tempo em busca de novos aprendizados e conhecimentos. Para que, dessa forma, as oportunidades se transformem em ações e práticas que elevarão o nível do profissional e da empresa.

Descubra a seguir as melhores atitudes que um profissional pode tomar nos momentos de crise. Para assim, alcançar inovação na carreira.

De olho no mercado

Inovar é gerar valor e para gerar valor é necessário descomplicar alguma coisa complicada. Para isso, o profissional deve acompanhar os movimentos e as estratégias da concorrência e do mercado em geral, pensando nas melhores maneiras de aproveitar as oportunidades em período de crise.

A oportunidade pode estar na criação de um negócio, de um sistema, de um botão, de um serviço extra ou de um simples e-mail. As crises exigem adaptação e se adaptar na crise é criar soluções.

Portanto, esteja sempre de olho no mercado e nas novas demandas. 

Use o digital

O mundo já está conectado e estar na internet é, mais do que nunca, uma necessidade para as empresas e para os profissionais. Por isso, estabeleça uma presença digital consistente e planeje ações em suas redes sociais.

Se você tiver empresa, aproveite a crise para mostrar aos clientes o posicionamento da marca e a continuidade do serviço e da qualidade. Caso seja um especialista, divulgue os seus conhecimentos. Além disso, considere produzir conteúdos relevantes para publicar no Linkedin, como forma de compartilhar as suas ideias e fortalecer a sua imagem.

Mude com as mudanças

As transformações não valerão a pena se as pessoas também não se transformarem. Ou seja, mude com as mudanças. Muitas ferramentas tecnológicas, como softwares, aplicativos e outros processos auxiliam empresas a organizar os seus serviços, no entanto, aqueles que não acompanham tal mudança hoje em dia acabam ficando para trás. 

Portanto, é fundamental revisar o planejamento estratégico e identificar o que pode ser melhorado. Deixar modelos antigos para trás pode impulsionar seu crescimento de uma forma incrível trazendo inovação na carreira.

Amplie os seus interesses

Aproveite a crise para pensar qual o impacto que esse momento irá deixar e que tipo de profissional você poderá ser para suprir esse impacto em um futuro próximo.

Inovar na carreira é trabalhar para resolver e criar para suprir necessidades. Analise a sua carreira como um mega negócio e entenda o contexto, realidade e processos que precisam ser feitos para abrir uma vantagem competitiva.

Estar de olho em outras áreas de atuação, principalmente naquela que resolve o problema da crise é ampliar seus interesses e também é uma oportunidade de aprender e trazer inovação na carreira.

Até a próxima!

 

FONTE: https://www.unasp.br/blog/crises-e-oportunidades-para-inovacao-na-carreira/