Divulga Vagas - Como conseguir estágio em sua área
Home   >   Como conseguir estágio em sua área
Como conseguir estágio em sua área
02/03/2020   Divulga Vagas 69 Visualizações

Entrar no mercado de trabalho sem experiência hoje é tarefa muito difícil. Por isso é que os estágios estão aí, para abrir as portas do mercado para você, que ainda está na faculdade.

Além de ser uma ótima maneira de ganhar experiência em sua área, entrar em um estágio ainda pode te ajudar a custear a faculdade.

Mas você sabe como e onde procurar uma oportunidade de estágio? A gente separou aqui 7 dicas para você se destacar na busca por uma vaga, confira!

Como conseguir estágio em sua área

  1.  Procure na sua faculdade
    Geralmente, vagas de estágio são divulgadas nos murais das instituições de ensino. Dependendo do curso, você já pode começar a estagiar desde o primeiro semestre da faculdade. Quanto antes você começar, mais experiência você terá. E o melhor, conhecerá mais do mercado para sua área de estudos.
  2.  Mantenha seu currículo atualizado
    Não deixe de mencionar novos cursos, experiências anteriores e habilidades específicas. Descreva atividades que você já tenha executado, trabalhos voluntários e tenha clareza quanto ao que você quer. A Revista Quero já publicou uma matéria sobre o que colocar no objetivo do currículo. Dê uma olhadinha para não se perder. A dica da Maria Fernanda Alves, caça-talentos do Quero Bolsa, é: “se você já sabe a qual cargo vai concorrer, demonstre que seu currículo é direcionado àquela vaga e àquela empresa”.
  3.  Descubra onde você pode estagiar
    Pesquise empresas nas quais gostaria de trabalhar e com as quais você se identifica. Procure no site dessas empresas se eles têm um link “Trabalhe Conosco” para você cadastrar seu currículo e se candidatar às vagas. Muitas empresas informam nessa área do site quais vagas estão abertas, é bom ficar de olho. Outras informam no site o e-mail do departamento de Recursos Humanos para que você possa enviar seu currículo. Leia com atenção as instruções para se candidatar, envie seu currículo e depois é só ficar na torcida! Ah! Se quiser trabalhar aqui com a gente, as vagas estão abertas! É só cadastrar seu currículo no site da Quero Educação, empresa que administra a Revista Quero e o Quero Bolsa: Trabalhe aqui na Quero Educação!
  4.  Priorize o aprendizado
    Nem sempre um salário menor faz um estágio pior. Ganhar bem é bom, mas iniciar sua carreira em uma empresa com a qual se identifique e que te trará um aprendizado mais enriquecedor é ainda melhor! Por isso, aproveite o quanto puder essa oportunidade, tenha curiosidade e sede por aprender coisas novas. Além de construir uma imagem profissional interessante, você vai assim adquirir experiências em uma variedade maior de atividades para incrementar o seu currículo.
  5.  Utilize as redes sociais
    Todo meio de trabalhar seu networking é importante. Já até falamos aqui na Revista Quero sobre como fazer networking na faculdade. As redes sociais são muito importantes para esse fim. Então, mantenha seus perfis sempre atualizados e procure demonstrar seriedade. É muito legal também utilizar redes voltadas para o meio corporativo, como o Linkedin.
  6.  Mantenha a transparência
    Não minta sobre suas habilidades e experiência, seja em seu currículo ou em sua rede social. Acredite, a verdade sempre aparece. Conhecimentos são cobrados e atitudes, avaliadas. Seja leal a si mesmo e a seu empregador. Assim, você não perderá oportunidades, pelo contrário: ganhará pontos em honestidade e caráter, que serão valiosos na hora da decisão em efetivar você ou indicá-lo para outras pessoas.
  7.  Dica bônus: seja um bom profissional
    Esta dica é para depois que você conseguir sua vaga de estágio: lembre-se de que essa é a sua porta de entrada para o mercado de trabalho. Seus colegas, chefes e todas as pessoas com quem você se relacionar nesse período podem ser contatos importantes no futuro, eles são sua rede de contatos, seu networking. Então, tenha muita atenção à sua disciplina e ao seu comprometimento com o trabalho, para que você receba boas recomendações no futuro.

Seguindo essas dicas, esforço e motivação, você tem tudo para conseguir um bom estágio! Boa sorte!