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Como usar uma entrevista por telefone como uma ferramenta de triagem de candidato a emprego
14/11/2019   Divulga Vagas 67 Visualizações

As entrevistas por telefone permitem que você chame seus candidatos mais promissores antes de trazê-los para entrevistas pessoais mais detalhadas. Esse processo de triagem permite avaliar as habilidades, o conhecimento, a experiência e as expectativas de salário de um candidato antes de investir o tempo da empresa em entrevistas no local.

As conversas telefônicas podem identificar rapidamente os candidatos que pareciam qualificados no papel, mas não possuem as habilidades que você procura ou parecem ter um ajuste cultural ruim para sua organização.

As entrevistas por telefone economizam tempo, dinheiro e energia das empresas, ajudando a eliminar candidatos não qualificados no início do processo.

Você pode acompanhar rapidamente seus candidatos mais qualificados , identificando aqueles que se destacam durante o processo de triagem por telefone.

Realizando uma entrevista por telefone

O melhor funcionário para realizar uma entrevista por telefone normalmente é o gerente de contratação. Ele está mais de acordo com as qualificações, experiência e conhecimento técnico necessários para a realização bem-sucedida do trabalho em questão.

 

Se o gerente de contratação tiver conhecimentos técnicos limitados relacionados ao trabalho em questão, convém contratar um especialista técnico como terceira pessoa para a entrevista por telefone para garantir que apenas candidatos altamente qualificados avancem para a próxima etapa do processo de contratação.

 

Os gerentes de contratação geralmente precisam trabalhar mais de perto com um funcionário selecionado e estão mais qualificados para avaliar as habilidades sociais dos candidatos e se eles são ou não adequados para a cultura.

 

Entrevistas por telefone de Recursos Humanos

Como segunda opção, um representante de recursos humanos pode realizar entrevistas por telefone com os candidatos, mas é difícil para os funcionários da equipe de RH saber exatamente o que os gerentes de contratação precisam. Se as habilidades técnicas são fundamentais para o sucesso no cargo, a equipe de RH não é a primeira escolha.

 

No entanto, se o componente mais significativo da tela do telefone é o ajuste cultural do candidato, o recrutador de RH é qualificado. De fato, ela pode ser a melhor pessoa para conduzir a entrevista por telefone. Além disso, fazer com que o RH lide com essa etapa do processo economiza tempo adicional ao gerente de contratação.

 

Perguntas para uma entrevista por telefone

As perguntas básicas para uma entrevista por telefone devem ser as mesmas para cada funcionário em potencial e projetadas para estabelecer um amplo senso de se os candidatos são ou não adequados. As perguntas de acompanhamento para esclarecer ou obter mais informações obviamente variarão com base nas respostas iniciais dos candidatos. As perguntas de acompanhamento também podem abordar qualquer coisa dos materiais de inscrição que possam precisar de mais esclarecimentos.

 

Os funcionários que conduzem a entrevista devem fazer anotações detalhadas da entrevista, como fariam nas entrevistas no local.

 

Uma tela do telefone geralmente leva de meia hora a uma hora, dependendo das perguntas e respostas. Você pode reduzir esse tempo se começar com várias perguntas que podem restringir seu campo de candidatos.

 

Perguntas específicas a serem feitas durante uma entrevista por telefone:

  • O que o atraiu a se candidatar à vaga?
  • Quais são as principais qualificações que tornam o papel adequado para suas habilidades e experiências?
  • Descreva em detalhes o que você faz em seu trabalho atual ou mais recente.
  • Descreva suas contribuições mais significativas na função.
  • Quais são as três contribuições que você espera fazer para a empresa se lhe oferecerem o emprego?
  • Qual é a faixa salarial que você espera receber em uma oferta de emprego?

Após a entrevista por telefone

Revise e avalie as qualificações e respostas de cada candidato com a equipe de RH e outros membros da equipe de recrutamento para determinar quais candidatos envolver no processo de entrevista no local e quando.

 

Uma pergunta sobre as expectativas salariais é um bom exemplo de algo que pode ajudar a determinar se vale a pena procurar um candidato. Os candidatos expressarão o salário desejado ou informarão o valor do pacote de remuneração em sua função atual. Se for significativamente maior do que o previsto para o cargo, provavelmente não vale a pena gastar tempo com o candidato.