Divulga Vagas - Confira 6 dicas para sair da zona de conforto e conquistar os seus sonhos
Home   >   Confira 6 dicas para sair da zona de conforto e conquistar os seus sonhos
Confira 6 dicas para sair da zona de conforto e conquistar os seus sonhos
30/03/2021   Divulga Vagas 177 Visualizações

É bom sentir segurança, mas você já pensou em tudo o que está perdendo por não abandonar a sua zona de conforto? Às vezes confundimos segurança com apatia ou medo. E como mudar isso? Acompanhe abaixo 6 dicas especiais que vão te ajudar a dar os primeiros passos para fora da sua zona de conforto.

 

A zona de conforto promete segurança estabilidade em muitos aspectos de nossa vida, porém, a um preço alto e com juros e correções a longo prazo. Por mais que seja aconchegante e sedutor, esse estado de conforto emocional e psicológico te impede de avançar e crescer, seja pessoal ou profissionalmente.

A escritora e pesquisadora, Brené Brown, em seu livro, A Coragem de Ser Imperfeito, descreve como, desconfortável, nosso desejo de resistir a acomodação. Ou seja, nossa tendência natural, enquanto ser humano, é buscar ambientes confortáveis, seguros e cômodos. Essa falsa sensação de estabilidade nos faz evitar a insegurança, o medo do desconhecido, e qualquer outra situação que possa representar algum perigo. Entretanto, ela também te impede de ousar, criar e principalmente, não te permite encarar a realidade.

E engana-se quem pensa que está livre deste mal. Na verdade, a zona de conforto está presente em nossas ações e pensamentos corriqueiros, sendo refletida naquilo que fazemos ou deixamos de fazer. Embora isso faça parte da nossa rotina, esse automatismo afeta nossa felicidadebem-estar e desenvolvimento, sendo prejudicial para a realização de nossos planos, sonhos e objetivos.

A zona de conforto implica em seus resultados

Primeiramente, é preciso compreender que nenhum resultado será diferente se você continuar sempre fazendo as mesmas coisas. Para que você consiga ir além, se destacar em seu ramo e conquistar novos lugares, você precisa abandonar o seu ambiente de seguridade.

E claro, todo primeiro passo é complicado, dá medo e muitas vezes assusta. Está tudo bem, isso é normal e faz parte do processo. Lembre-se que toda transformação mudança requer esforço e leva tempo, mas apesar disso, o resultado será alguém mais forteresiliente capaz de encarar novos desafios; pense nisso.

Em segundo lugar, entenda que você nunca terá todas as respostas! Isso porque a vida é incerta e para viver nesse palco é preciso correr riscos. É isso que nos diferencia das outras criaturas. Nossa capacidade única de pensarrefletir e tomar uma atitude. Sendo assim, o ponto de inércia não é uma opção para aqueles que desejam avançar em suas carreiras e adquirir novos conhecimentos habilidades.

Diante disso, decida-se, diariamente, a sair da sua zona de conforto e experimentar coisas novas, seja uma comida desconhecida, um gênero de filme ou até mesmo um outro estilo musical. Comece mudando pequenas coisas em sua rotina e perceba os diferentes resultados que essas experiências irão causar em seu trabalho personalidade.

Identifique sua zona de conforto

Como já diziam os mais antigos, “cada um sabe onde o calo aperta”. E essa frase resume bem a ideia de que cada pessoa é capaz de compreender e identificar aquilo que a incomoda. Nesse caso, todo e qualquer indivíduo pode dizer com propriedade de causa, qual é sua zona de conforto.

De maneira geral, a comodidade tende a nos deixar inertes, parados e sem ação. Tudo isso por medo e insegurança de arriscar e tentar um caminho diferente, mesmo que isso signifique abrir mão de seus sonhos. Sendo assim, é preciso realizar uma autoavaliação para conhecer a sua zona segura, antes de querer traçar estratégias para sair dela.

Como sair da zona de conforto?

Sair do ambiente cômodo e aparentemente seguro em que estamos, envolve encarar a realidade das incertezas e o grande risco de dar errado. No entanto, isso faz com que você cresça, adquira novas competências habilidades em seu nicho profissional, além de tornar você uma pessoa mais preparadaresilienteflexível adaptável.

Vale lembrar que não existe uma receita de bolo para superar os desafios da comodidade. Cada processo é singular e merece atenção e cuidado. Entretanto, pensando em te ajudar a encarar essa etapa tão importante, separamos algumas dicas especiais que vão te auxiliar no processo para sair da zona de conforto.

1 – Entenda e aceite a sua vulnerabilidade

“Vulnerabilidade não é conhecer vitória ou derrota; é compreender a necessidade de ambas, é se envolver, se entregar por inteiro”, – Brené Brown

Aceitar a sua vulnerabilidade é reconhecer que você não é perfeito e que está tudo bem. Isso não te torna fraco, muito pelo contrário, essa é sua verdadeira força, uma vez que você se livra da pressão e falsa ideia de perfeccionismo.

Ser vulnerável é entrar na arena da vida e estar disposto a vivê-la, seja em seus bons e maus momentos. Diante disso, compreenda de maneira íntima, que falhas e erros acontecerão ao longo da sua jornada, mas que isso não é o fim. Cada experiência é necessária para que você se torne alguém melhor e mais preparado para alcançar seus sonhos e objetivos.

2 – Conheça as suas potencialidades

Você é bom e precisa interiorizar isso em você! Todos nós temos algo a oferecer a sociedade e precisamos ter isso muito claro em nosso dia a dia. Portanto, reconheça e aceite os seus donstalentos competências. Além disso, desafie-se a conquistar novos conhecimentos e aprimorar as habilidades já adquiridas. Esse processo fará com que você perceba que pode e merece ir mais longe, alcançando assim, novos espaços no mercado.

3 – Estude muito e consuma referências

É bem fácil estudar cálculo se você gosta de matemática, certo? Embora seja muito importante você estudar aquilo que gosta e tenha facilidade, é necessário também beber de outras fontes. Por isso, tente ousar um pouco mais e trabalhe a sua criatividadeestudando assuntos que você tem pouco ou nenhum conhecimento.

Ao conhecer novos conteúdos você estará aumentando as suas chances de vencer a zona de conforto, uma vez que isso te dá a oportunidade de se aventurar por outras áreas, por exemplo.

Aproveite os momentos “livres” para aprender um idioma, instrumento ou praticar algum outro hobby. O equilíbrio entre essas atividades, profissionais e pessoais, formam um ser mais completo preparado para a vida.

4 – Experimente coisas novas

A vida é recheada de experiências e vivê-las aumenta a sua bagagem pessoal, e consequentemente, o seu profissional é aprimorado. Desse modo, procure experimentar algo novo toda semana, e se possível, todos os dias. Não precisa se preocupar em viver grandes experiências e aventuras. Apesar de fazer toda a diferença, pequenas coisas também contribuem para que você possa sair da zona de conforto.

Para isso, coma uma comida diferente, ouça um outro estilo musical e assista a filmes e séries de outros gêneros dos quais você está habituado.

Nesse ponto a ideia é você trocar aquilo que faz rotineiramente por algo novo ou ainda pouco experimentado. Outra ponto que contribui nessa etapa é ler livros, revistas e até mesmo entrar em contato com a natureza. Tudo aquilo que faz você sair da sua rotina é bem-vindo e deve ser praticado.

5 – Invista em projetos e crie metas para cumpri-los

Projetos são ótimos motivacionais para que você saia da sua zona de conforto. E para te ajudar nessa etapa, é importante criar metas alcançáveis para que assim você tenha uma força a mais em continuar o que começou.

Embora esses tipos de trabalhos apresentem datas e prazos para conclusão, o dinamismo das atividades faz com que você sempre esteja envolvido em algo diferente.

Esse projeto pode ser mais pessoal ou ainda você pode optar por realizar algum trabalho em nível profissional. A ideia é que você comece a fazer algo fora da sua rotina como caminhar, correr, fazer exercícios ou até mesmo ler mais do que você está acostumado, por exemplo.

6 – Cerque-se de pessoas que te motivem

E por último, mas não menos importante, esteja ao redor e mantenha por perto, pessoas que te façam bem e te motivem a continuar seguindo em frente. Embora sair da zona de conforto seja uma decisão pessoal e que exija muito mais de você, ter ao lado amigos verdadeiros que te ajudem nos momentos difíceis, faz toda a diferença.

Essas pessoas serão responsáveis por te animar e sempre lembrar do quão importante você é e do quão longe você pode ir. Diante disso, escolha seus amigos mais próximos e familiares para estar contigo nesse processo de mudanças e transformações.

Segundo Einstein, “uma mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”, e parafraseando um pouco, podemos pensar que uma mente que sai da sua zona de conforto, jamais voltará a se acomodar em sua seguridade.

Portanto, ouse mais e se arrisque a viver assumindo o protagonismo da sua vida!

 

FONTE: https://www.unasp.br/blog/zona-de-conforto/