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Deseja uma vaga de recepcionista? O que é preciso para entrar na área?
13/04/2020   Divulga Vagas 123 Visualizações

Você deseja uma vaga de recepcionista? Caso sim, é uma ótima escolha, pois esta área sempre esteve e ainda estará em alta por muitos anos! Os recepcionistas realizam tarefas administrativas, como atender telefones, receber visitantes e fornecer informações gerais sobre sua organização ao público e clientes.

 

É um diferencial enorme ter um curso de Recepcionista

Sim, é um grande diferencial ter um curso para conseguir uma vaga de recepcionista.

 

Existem vários cursos de recepcionistas no mercado, onde se aprende sobre:

  • postura,
  • linguagem de português adequada (isso tem sido fundamental para o mercado),
  • vestimenta adequada para o trabalho,
  • entonação de voz e outras orientações fundamentais para o mercado de trabalho.

Existem cursos presenciais ou cursos EAD, sendo que em EAD tem toda a facilidade de ter um curso com certificado e que possa fazer dentro do seu horário disponível.

Além disso, os cursos EAD geralmente oferecem uma garantia de devolução quanto à qualidade do curso ou receberá seu dinheiro de volta.

Um exemplo de curso muito bom e com esta garantia, que é UMA RECEPCIONISTA DE SUCESSO

O curso indicado para quem deseja uma vaga de recepcionista, tem:

  • Certificado válido
  • Você fará o seu horário
  • Um valor muito acessível de apenas R$ 69,00

Deveres

Ao conseguir uma vaga de recepcionista, o profissional passa a executar (geralmente) as seguintes tarefas:

 
  • Atendem chamadas telefônicas e recebem mensagens ou encaminham chamadas
  • Programa e confirma compromissos e mantém calendários de eventos
  • Cumprimenta e dê as boas-vindas a clientes e outros visitantes
  • Verifica os visitantes e direciona-os ou acompanha-os para destinos específicos
  • Informa outros funcionários sobre a chegada ou cancelamento de visitantes
  • Digita os dados do cliente e envie a correspondência   
  • Copia, arquiva e mantém documentos e registros em papel ou eletrônicos
  • Lida com mensagens recebidas e enviadas
  • Entrega crachás para visitantes
  • Programa consultas médicas para pacientes e verifica disposições de médicos

Os recepcionistas geralmente são o primeiro funcionário de uma organização a ter contato com um cliente ou visitante. Eles são responsáveis ​​por causar uma boa primeira impressão para a organização, o que pode afetar o sucesso da organização.

As responsabilidades específicas dos recepcionistas variam dependendo de onde trabalham.

  • Por exemplo, vaga de recepcionista em hospitais e consultórios médicos podem coletar informações pessoais dos pacientes e direcioná-los para a sala de espera. Alguns podem lidar com pagamentos de cobrança e seguro.
  • Nos salões de beleza ou cabeleireiro, agendam consultas, direcionam os clientes ao cabeleireiro e podem servir como caixas.
  • Nas fábricas, grandes corporações e escritórios do governo, os recepcionistas também podem fornecer uma função de segurança. Por exemplo, eles controlam o acesso, fornecem passes para visitantes e providenciam para levá-los ao escritório apropriado.

Quando não estão ocupados com os chamadores ou visitantes, as recepcionistas realizam outras tarefas do escritório, como processar documentos ou inserir dados.

 

Os recepcionistas usam telefones, computadores e outros equipamentos de escritório, como scanners e aparelhos de fax.

Habilidades e conhecimento

Quem deseja uma vaga de recepcionista precisa ter:

  • computador e habilidades de processamento de texto
  • habilidades de planejamento e organização
  • habilidades de trabalho de escritório, incluindo telefone e gerenciamento de documentos
  • conhecimento de políticas, sistemas e procedimentos de administração.

Os recepcionistas de consultórios médicos podem precisar conhecer as rotinas do hospital e da equipe, serviços médicos, procedimentos de reserva e horários, além de entender os termos médicos.

Condições de trabalho

Recepcionistas:

  • geralmente trabalham em horário comercial, mas também podem trabalhar à noite ou nos fins de semana
  • trabalhar nas mesas da frente ou nas áreas de recepção de empresas e organizações.

Requisitos para quem deseja vaga de recepcionista

Não há requisitos específicos para se tornar recepcionista, pois as habilidades geralmente são adquiridas no trabalho. No entanto, um CERTIFICADO DE RECEPCIONISTA TEM UM GRANDE DIFERENCIAL

Educação secundária

Nenhum ensino médio específico é necessário para este trabalho e para conseguir uma vaga de recepcionista, mas devido a quantidade de tarefas e as mesmas se tornando cada vez mais complexas, o ensino médio tem sido cada vez mais solicitado.

Requisitos pessoais para vaga de recepcionista

Os recepcionistas precisam ser:

  • Calma, agradável e eficiente
  • bom em se comunicar e ouvir
  • bom em planejar, organizar e resolver problemas
  • capaz de multitarefa e trabalhar bem sob pressão
  • seja preciso e tenha atenção aos detalhes
  • capaz de manter as informações confidenciais
  • capaz de trabalhar de forma independente.

Quanto ganha uma recepcionista?

O salário de uma vaga de recepcionista varia um pouco no mercado, mas em média, tem sido muito regular, sem grandes variações.

Um Recepcionista em Geral ganha em média R$ 1.329,66 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do CAGED no período de 05/2019 até 12/2019 com um total de 297.302 salários.

faixa salarial do emprego de Recepcionista em Geral CBO 4221-05 fica entre R$ 1.213,57 (média do piso salarial 2020 de acordos, convenções coletivas e dissídios), R$ 1.253,00 (salário mediana da pesquisa) e o teto salarial de R$ 2.322,21, levando em conta profissionais com carteira assinada em regime CLT de todo o Brasil.

Fonte: Salário

Tarefas diárias para a vaga de recepcionista

  • Saudação, informação e orientação a visitantes e funcionários.
  • Manipulação de todas as mensagens recebidas e enviadas, chamadas, e-mails e faxes.
  • Agendando compromissos e reuniões.
  • Realizando pesquisas e fornecendo informações.
  • Gerenciando consultas de clientes.
  • Elaboração e distribuição de memorandos de escritório e correspondência.
  • Arquivar e organizar documentos em papel e eletrônicos, como e-mails, faturas, relatórios e outros registros administrativos.
  • Garantir que a recepção e outras áreas comuns sejam limpas e organizadas.

Demais qualidades para quem deseja ser Recepcionista

Habilidades e Qualificações Necessárias para Vaga de Recepcionista

  • Excelentes habilidades interpessoais e de comunicação:
  • Comunicar de forma clara, tanto por escrito quanto verbalmente, a fim de informar e auxiliar clientes, funcionários e outros visitantes;
  • exibindo comportamento telefônico impecável e profissional;
  • ter uma personalidade amigável e envolvente, a fim de promover e manter relacionamentos positivos com os clientes;
  • exibindo fortes habilidades de atendimento ao cliente, a fim de antecipar as necessidades de outras pessoas e lidar com suas solicitações de maneira proativa, diplomática e diplomática; e
  • sendo um jogador de equipe demonstrado.
  • Habilidades excepcionais de organização e gerenciamento de tempo:
  • Priorizar e planejar atividades de trabalho para usar o tempo de maneira eficiente enquanto lida com uma carga de trabalho diversificada e de alto volume;
  • multitarefa; ser capaz de trabalhar em um ambiente dinâmico e em ritmo acelerado;
  • garantir que os acompanhamentos sejam realizados de maneira profissional e oportuna; e
  • arquivar documentos com eficiência e manter proativamente um local de trabalho limpo e organizado.
  • Habilidades analíticas e de resolução de problemas:
  • Leitura e interpretação eficaz de informações e instruções; e
  • usando criatividade e julgamento maduro para resolver problemas em tempo hábil.
  • Grande atenção aos detalhes e altos níveis de detalhamento:
  • Manter o foco durante tarefas altamente repetitivas.
  • Capacidades administrativas:
  • Proficiência comprovada em aplicativos de processamento de texto, planilha e banco de dados;
  • capacidade demonstrada para digitar a uma velocidade de várias palavras por minuto; e
  • poder operar equipamentos básicos de escritório, como copiadoras e impressoras.
  • Altos níveis de flexibilidade, capacidade de resposta e recursos:
  • Ser capaz de aprender e se adaptar rapidamente, enquanto enfrenta demandas em constante mudança; e
  • ter um amplo conhecimento das práticas, procedimentos e equipamentos padrão do escritório.
  • Altos níveis de paciência e tolerância.

Fontes: TruityNZNuevoo