O estágio costuma ser o primeiro passo na carreira profissional. No entanto, nem sempre acaba sendo um emprego fixo. Quando a graduação termina muitos estagiários acabam saindo das empresas. Mas se você quer transformar essa oportunidade em um trabalho fixo, há algumas atitudes que podem ajudar. Veja só!

 

É durante a faculdade que os estudantes sentem um gostinho do mercado de trabalho através da prática do estágio, que costuma ser obrigatória na maioria dos curso. E apesar de fazer parte da formação acadêmica, essa oportunidade acaba conquistando alguns alunos, que desejam serem efetivados, ou seja, transformar essa experiência em um emprego fixo. Esse também é o seu caso? Se for, então é preciso compreender que algumas atitudes podem te ajudar a conquistar uma vaga fixa, além do bom desempenho na função, claro.

estágio nada mais é que o ato educativo escolar supervisionado, ou melhor, período de prática em posto (desenvolvido no ambiente de trabalho). O estágio abrange local e função onde o aluno vai praticar aquilo que vem aprendendo na faculdade. Dessa forma, a atividade visa a preparação para o trabalho produtivo de educandos. Isso faz com que o período de estágio seja muito importante para a carreira profissional dos alunos. Afinal, é o ponta pé inicial!

Por isso, ser efetivado no estágio, conseguindo o primeiro emprego fixo, pode mudar para sempre a vida do profissional, ainda mais em tempos de crise e recessão econômica, por exemplo. Motivos dos quais deixa qualquer profissional inseguro.

Alinhado a esses momentos difíceis está o “fracasso” de não conseguir o temido primeiro emprego. Então, para evitar a chuva de incertezas e falta de oportunidade, cada vez mais estagiários querem conseguir  transformar em vaga de trabalho. 

Com o passar dos anos, o estagiário se tornou um elemento essencial para a inovação, para a revitalização de ideias e para traçar o futuro dentro da empresa. Hoje em dia, passou a ser uma vaga cobiçada e querida dentro das instituições. Dessa forma, vale destacar que ingressar em um estágio é entender como funciona o mercado de trabalho e todas as exigências reais que ele traz. 

Portanto, para ajudar muitos estagiários, listamos ações e atitudes que podem ser tomadas para tentar garantir o trabalho fixo após o estágio. Vamos ver? 

Transforme o estágio em um emprego fixo

Procure um estágio na área

Se você quer seguir carreira na faculdade que escolheu estudar, o primeiro passo é conseguir um estágio na área. Sendo assim, aproveite que a graduação é o momento certo para experimentar as possibilidades que a carreira pode trazer e encontre um estágio na função que você quer exercer.

Entretanto, se você ainda não se decidiu sobre a função que quer exercer, tente encontrar mais de uma oportunidade de estágio, monte uma agenda, concilie seu calendário e testes possibilidades. De qualquer forma, todas as formas trarão aprendizados, experiências e créditos no currículo.

Fazer estágio em algo que você realmente gosta, vai te ajudar a ser efetivado e conseguir um emprego fixo. Afinal, você estará em uma função e área que te agradam, o que dará mais forças para investir nela.

Iniciativa e proatividade

Nenhum líder gosta de ver um membro de sua equipe sem iniciativa e produtividade, ainda mais um estagiário. Portanto, estar sempre atento e propor soluções pode ser um diferencial. 

Portanto, tenha iniciativa para buscar tarefas que vão além do que foi designado. Contudo, seja realista e prático: não deixe de realizar suas funções só para mostrar iniciativa e produtividade. Ou seja, antes de mais nada, faça o seu básico. Assumir novas responsabilidades é bom, porém só se você for dar conta.

Boa performance em dia

Independente da área e função, as empresas buscam resultados. Portanto, durante o seu período de estágio saiba como mostrar aos líderes da empresa que você é capaz de oferecer resultados significativos para o negócio.

Dedique-se ao máximo às suas atividades, gerando resultados para toda a equipe. Dessa forma, você mostra que sabe o que quer ou demonstra interesse pelo o que está aprendendo. Além disso, através de um bom desempenho você demonstra que tem muito a contribuir com a empresa.

Bons relacionamentos

Ter um bom relacionamento com os colegas do estágio e estar próximo de pessoas em cargos mais elevados, podem te ajudar e muito. Isso porque ninguém quer contratar um profissional que não sabe se relacionar.

Portanto, busque encontrar um jeito de lidar com todas as pessoas. Entenda o jeito de cada um e a melhor forma de se relacionar com seus colegas e gestores. O ideal é que você evite conflito que podem prejudicar a sua imagem e sua permanência na empresa.

Saiba trabalhar em equipe

Trabalhar em equipe é fundamental. Afinal de contas, além dos superiores, os colegas de trabalho também podem se transformar em mentores para a sua carreira. Outro ponto positivo de trabalhar em equipe é a troca de experiências e divisão de tarefas. Por isso, saber trabalhar em equipe diz muito sobre o profissional. Fique atento, as empresas estão de olho nesse quesito.

Acompanhe o seu progresso

O bom estagiário é aquele que evolui. Então, acompanhe sempre seu progresso. Caso o resultado não esteja satisfatório para você e para a empresa, repense no que tem feito e peça ajuda do superior responsável. Não é humilhante ouvir críticas e pedir ajuda, é aprendizado.

É verdade que muitas pessoas fogem da auto avaliação por inexperiência ou por medo de assumirem que estão indo em uma direção errada. No entanto, essa é a melhor forma de reparar os erros e buscar acertar. Ou seja, a auto avaliação é uma análise essencial para entender o seu progresso.


Ser efetivado pode parecer muito difícil mas, na maioria das vezes, tudo depende de você! Mantenha a calma, siga esses passos e avalie se é isso que você quer para sua carreira. Transformar um estágio em emprego fixo é o desejo de bastante gente e com essas dicas fica mais fácil conseguir!

Até a próxima!

 

FONTE: https://www.unasp.br/blog/transformar-estagio-em-um-emprego-fixo/