Divulga Vagas - O que faz um metalúrgico
Home   >   O que faz um metalúrgico
O que faz um metalúrgico
20/04/2020   Divulga Vagas 11 Visualizações

As tarefas são executadas dentro de uma fábrica metalúrgica ou oficina de soldagem

Os metalúrgicos são uma categoria de profissionais cuja ocupação principal lida diretamente com o tratamento e a produção de um determinado tipo de metal ou de suas ligas, passando pela sua extração e até pelo manuseio ou transformação, entre outras etapas. Podem utilizar vigas de aço, ferro e treliças para formar o esqueleto de uma estrutura de um determinado edifício ou ponte, e podem também instalar componentes de metal para reforçar estruturas de alvenaria. Dependendo do tipo de trabalho que desempenham, os metalúrgicos também podem ser conhecidos por outras nomenclaturas como operários, industriários, podendo trabalhar em locais ao ar livre ou dentro de uma fábrica de beneficiamento de metal ou em uma siderúrgica.

Antes das peças de aço serem erguidas, elas devem primeiro ser cortadas nas medidas exatas e possuírem a devida perfuração para que possam ser instaladas. Estas tarefas são executadas dentro de uma fábrica metalúrgica ou oficina de soldagem. O aço é então entregue em um possível canteiro de obras, onde os profissionais utilizam guindastes para mover e colocar o aço em sua devida localização. Uma vez que o mesmo é colocado na posição correta, este é aparafusado ou soldado no lugar por um soldador, cuja formação tenha sido nesta área. Esta exigência é necessária pois, os trabalhos podem ser realizados em altura superior ao limite estabelecido, devendo assim se equipar com alguns equipamentos de segurança, como cinto, e cabos guia, além de outros equipamentos para minimizar o risco de quedas, para que se possa realizar uma operação em segurança.

Para os profissionais que desejam seguir carreira no ramo da metalurgia, deve-se ter em mente que o ambiente normalmente será industrial, ou seja, com grandes equipamentos, e ambiente hostil, contendo sujeira, barulho e por vezes muito perigo. Os operadores devem se sentir confortáveis em trabalhar em grandes alturas, e também em todos os tipos de condições climáticas. Como qualquer trabalhador da construção civil, o metalúrgico deve tomar precauções de segurança adequadas em todos os momentos para evitar ferimentos. Para minimizar os riscos, muitas vezes não trabalham no local durante a chuva ou neve, pois a precipitação pode tornar o aço muito escorregadio.

A maioria dos metalúrgicos possuem sua formação no próprio ambiente industrial, através de programas de aprendizagem. Muitos destes programas são executados por sindicatos locais, que são comuns na indústria siderúrgica. Para ser aceito em um programa de estágio, os candidatos geralmente requerem um diploma do ensino médio. O aprendiz irá trabalhar por três ou quatro anos a uma taxa reduzida de remuneração, e periodicamente, devem assistir as aulas para aprender sobre a indústria e suas tarefas. Uma vez que o colaborador seja capaz de utilizar suas habilidades a um nível suficiente, o aprendiz se torna um profissional competente para realizar tarefas não muito complexas, o que conseguirá realizar com o tempo de trabalho adquirindo experiência.

Futuramente eles podem se preparar para uma carreira na indústria, aprendendo a ler e interpretar projetos, ou estudar sobre materiais de construção e os diversos métodos, isto pode ser muito útil para compreender os vários tipos de ferramentas e equipamentos utilizados no trabalho com o aço, e para ser capaz de realizar as operações com maior segurança possível. Qualquer educação em engenharia, construção, ou matemática também podem ajudar aqueles que procuram se tornar metalúrgicos.

 

FONTE: https://www.mecanicaindustrial.com.br/580-o-que-faz-um-metalurgico/