Divulga Vagas - Qual a diferença entre mentoring e coaching?
Home   >   Qual a diferença entre mentoring e coaching?
Qual a diferença entre mentoring e coaching?
05/12/2019   Divulga Vagas 15 Visualizações

Muitos profissionais se debatem em perguntas e palestras sobre a diferença entre coaching e mentoring, ou ainda uma categoria pouco conhecida no Brasil que é o counseling(aconselhamento) e outros métodos, mas talvez a pergunta correta seja:

O que fará bem para mim dentro da minha personalidade e formação?

Mesmo que você queira fazer coaching ou mentoring, o importante é que você QUEIRA fazer o processo com compromisso em seu coração e mente, e também se dedique junto ao profissional que o estará orientando. Não existe método que irá auxiliar você em sua carreira ou vida se você for o sabotador dos seus próprios sonhos, consegue entender desta forma? Por isso é importante entender a diferença entre coaching e mentoring para escolher o que mais se adapta à você.

Não existe aquilo que é melhor ou pior nestes métodos, apenas aquele ao qual mais você se adapta e que terá condições de se dedicar. Claro, não fique chateado ou chateada comigo, pois talvez esta não seja a resposta exata que procurava, mas é a mais sincera e correta que um profissional sério poderia te dar.

De qualquer forma, para não ficar com água na boca, farei uma breve descrição entre coaching e mentoring, porém, entenda o que é importante para sua vida, carreira e necessidades, e então saberá o que é melhor como método para você.

Diferença entre coaching e mentoring :

Competências MENTOR COACH
Desenvolvimento É sempre individual É baseado em performance
Foco Todas as áreas da vida Em fatos objetivos e específicos
Relacionamento Pessoal e de escolha do mentorado Designado pelo trabalho ou consultoria de coach
Influência Olhar para o ser antes de olhar o problema. Olhar o problema em si.
Saúde Se trabalha de forma integral, e alguns incluem a espiritualidade (geralmente igrejas protestantes) Orientações diretas sobre o que fazer, caso faça parte do objetivo apenas.
Ensino Desenvolvimento de carreira Desenvolvimento de objetivos
Desafios Olhar estratégico Olhar tático
Visão Construir algo (visionário) Atingir algo (tangibilidade)
Duração Longa duração – construção Curta duração – objetivo específico

A real diferença entre coaching e mentoring

A grande diferença real entre os métodos, é que o mentoring é um aconselhamento para vida, e o coach para objetivos específicos (sendo de qualquer área da sua vida). Algumas pessoas entendem que o Mentoring engloba o Coach em sua forma de tratar o ser, por ser mais completo no sentido de cuidar da carreira e vida do mentorado, não dividindo entre vida pessoal, vida espiritual, vida profissional, isto é, entende o ser humano como um todo, e por isso o prepara para a vida em si. Este é o grande legado do mentoring, e por isso é muito comum que mentoring e mentorado façam uma amizade para vida toda, pois trocam ideias, informações, erros, e assim, inevitavelmente crescem juntos neste universo.

Mentoring: O caminho para desenvolver sua carreira

Uma das coisas que mais carrego comigo é o fato de ter tido 2 ótimos mentores: Maria Cecília e Luis Ferrari.

O que eles fizeram para mim?

  • Foram meus exemplos,
  • Apostaram em mim
  • Me disseram os cursos que deveria fazer
  • Me deram dicas de postura e comportamento
  • Me orientaram e me prepararam para ser um gestor
  • Me apresentaram pessoas que melhoraram meu networking
  • Ajudaram fazer todas as correções e mudanças que necessitava e ninguém nunca me dizia.

E esta é a importância fundamental de um mentor em sua carreira: a transformação!

Sendo assim, procure um mentor ou um profissional em sua empresa que possa auxiliar em decisões e amadurecer seus projetos de vida, não apenas profissionais. Isso é fundamental na vida e carreira de todas as pessoas, e afirmo que é assim que continua sendo na minha…

Vamos começar com uma definição:

Um mentor é um indivíduo mais experiente, disposto a compartilhar conhecimento com alguém menos experiente em um relacionamento de confiança mútua. – David Clutterbuck

A tutoria é uma parceria entre duas pessoas e enfatiza a mutualidade da aprendizagem. No entanto, às vezes, o aconselhamento é confundido com treinamento, ensino ou aconselhamento.

O objetivo deste artigo é descrever a orientação do ponto de vista europeu (Clutterbuck) e compará-lo com outras formas de desenvolvimento: treinamento, ensino e aconselhamento.

Conceitualmente: Qual é a diferença entre Coaching e Mentoring?

A diferença entre coaching e mentoring é clara para alguns, mas ainda assim, confunde outros. Um mentor pode recorrer a várias abordagens: ensino, treinamento e aconselhamento.

De fato, pode-se argumentar que essas áreas freqüentemente ocupam o mesmo espaço de desenvolvimento. No entanto, uma diferença significativa entre orientação e treinamento e outras formas de desenvolvimento é o relacionamento estabelecido entre duas pessoas .

Vamos dar uma olhada na diferença entre coaching e mentoring e outros.

Coaching

O foco do coaching geralmente é tarefa e desempenho . O papel de um treinador de habilidades ou desempenho é fornecer feedback sobre o desempenho observado. Consequentemente, o treinamento geralmente acontece no local de trabalho.

É provável que o treinador defina ou sugira metas para o aluno; medir o desempenho periodicamente à medida que o aluno desenvolve novas habilidades. Isso precisa de um bom relacionamento de trabalho entre aluno e treinador.

Ensino

O foco do ensino é transmitir conhecimento e informação através de instruções e explicações. E o objetivo do aluno geralmente é passar em um teste. Mais uma vez, o aprendizado tem um fluxo de mão única. No entanto, diferentemente do treinamento, a proximidade do relacionamento entre professor e aluno geralmente é baixa.

Aconselhamento

O conselheiro usa a escuta e o questionamento para criar autoconsciência e autoconfiança no cliente. O objetivo é ajudar a pessoa a lidar com algo difícil. Mais uma vez, o aprendizado é unidirecional e a proximidade do relacionamento é baixa.

Mentoring

O papel do mentor é criar capacidade . O mentor do desenvolvimento ajuda o aluno a descobrir sua própria sabedoria , incentivando-o a trabalhar em direção a objetivos de carreira ou a desenvolver a autoconfiança.

O mentor ajuda o aluno a descobrir sua sabedoria.

O relacionamento do mentor é off-line – ou seja, o mentor não tem autoridade sobre o mentorado – e se concentra nos objetivos pessoais do aluno.

Como o relacionamento é mutuamente benéfico, fortes laços são frequentemente forjados. E isso pode durar mais que a vida útil do relacionamento de mentoria.

O que faz um bom mentor?

Agora que entendemos a diferença entre coaching e mentoring, vejamos os atributos de um bom mentor.

A tutoria envolve principalmente ouvir com empatia, compartilhar experiências (geralmente mutuamente), amizade profissional, desenvolver insight através da reflexão, ser uma caixa de ressonância, encorajadora. – David Clutterbuck

Bons mentores fornecem ao aluno o tipo certo de ajuda e apoio. Além disso, mentores experientes se adaptam às necessidades do aluno. Como resultado, o mentor e o aprendiz aprendem um com o outro e ajudam o desenvolvimento um do outro.

Um mentor de sucesso:

  1. está comprometido em aprender e ajudar os outros a aprender,
  2. é um bom ouvinte,
  3. mostra empatia,
  4. constrói relacionamento,
  5. incentiva o aluno a falar,
  6. observa e reflete,
  7. fornece um desafio construtivo,
  8. é autoconsciente e entende os outros,
  9. tem sabedoria intuitiva da experiência de vida,
  10. ajuda o aluno a remodelar seu pensamento,
  11. é política ou profissionalmente esclarecido,
  12. compartilha experiências,
  13. recua dos detalhes,
  14. gerencia o relacionamento e não os objetivos, e
  15. oferece amizade.

Finalmente, o mentor manterá o relacionamento off-line. O que é dito entre mentor e aluno é confidencial e nunca é compartilhado com outras pessoas, exceto em circunstâncias muito especiais, sendo talvez a grande diferença entre coaching e mentoring.

Para recapitular, a diferença entre coaching e mentoria é basicamente sobre foco – desempenho em relação à capacidade de criação – e estabelecimento de metas.

Ao orientar, o aluno define seus próprios objetivos. Considerando que o treinador geralmente estabelece metas para o aluno.

Fonte:  https://www.lideregestao.com.br/qual-a-diferenca-entre-coaching-e-mentoring-saiba-tudo-aqui/