Divulga Vagas - Quatro capacitações para elevar a si mesmo e aos demais
Home   >   Quatro capacitações para elevar a si mesmo e aos demais
Quatro capacitações para elevar a si mesmo e aos demais
22/05/2020   Divulga Vagas 73 Visualizações

Esqueça os testes fictícios, os role plays e afins. A vida real, hoje, está fornecendo tudo o que um líder precisa para analisar-se e desenvolver-se. Todos estão sendo postos à prova. E quem vai se sobressair? Aquele que tiver a capacidade de cuidar não só de si e mas também, e muito bem, de seu time. Todos sabemos que essa é uma crise que vai além da saúde e da economia: é humanitária e ninguém se sairá bem sozinho. Essa não é uma novidade para líderes que já sabem há muito tempo que seus resultados dependem diretamente de sua equipe, só que, agora, essa resultante será exponenciada.

A boa liderança extrapola o ambiente organizacional. Tenho observado que um bom líder sempre busca harmonia e resultados também na família e na comunidade. Robert Glazer, em seu “Elevate”, lançado no ano passado, defende a capacitação como elemento imprescindível para líderes que desejam fazer as coisas certas e não apenas fazer “mais” coisas. Sua grande contribuição nesse livro é dividir essa capacitação em quatro elementos essenciais: espiritual, intelectual, físico e emocional.

A capacitação espiritual é entender quem você é, quais os seus valores, o que mais deseja e os padrões que deseja seguir todos os dias. A intelectual é sobre como você melhora suas habilidades de pensar, aprender, planejar e executar com disciplina. A física é sua saúde, bem-estar e desempenho físico. E a emocional é como reage a situações desafiadoras, sua mentalidade emocional e a qualidade de seus relacionamentos.

Em uma metáfora interessante, ele associa cada um desses elementos ao segmento de uma bola inflável dividida em quatro seções. Imagine que cada seção dessa bola pode ser inflada individualmente. O que aconteceria com essa bola se uma das partes ficasse menos inflada? Como ela poderia rolar com perfeição caso uma dessas partes estivesse murcha? Esses segmentos também têm pequenos escapes e precisam constantemente ser preenchidos. Semelhantes aos pneus do carro, precisam de manutenção contínua para garantir que tenham a pressão certa e estejam em equilíbrio. Glazer alerta que, “muitas vezes, é difícil identificar o equilíbrio, mas estar atento ao desequilíbrio - e identificar exatamente qual câmara está deixando você mais lento - geralmente é a chave para mantê-lo no caminho”.

“O objetivo de um líder deve ser inspirar e elevar os padrões, para que os membros da equipe possam melhorar simultaneamente em todas as áreas de suas vidas; incluindo liderança, gerenciamento de tempo, priorização, tomada de decisão, autoconsciência e autoconfiança. Essas habilidades têm um efeito dominó. Quando você melhora em uma área, começa a melhorar em todas”, afirma.

E o mais importante no desenvolvimento de capacidades são o efeito exponencial que exercem sobre outras pessoas, incluindo amigos, familiares e aqueles a quem você lidera. À medida em que se desenvolve e eleva-se, vai ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo. Aqui também o efeito dominó se aplica: a “elevação” de um líder alavancará a “elevação” de outros tantos que o cercam.

FONTE: https://www.linkedin.com/pulse/quatro-capacita%25C3%25A7%25C3%25B5es-para-elevar-si-mesmo-e-aos-demais-alvarenga/?trackingId=iR6XxEcLT%2Fa3TnRDWIt28w%3D%3D