Divulga Vagas - Resiliência em momentos de desafios.
Home   >   Resiliência em momentos de desafios.
Resiliência em momentos de desafios.
13/04/2020   Divulga Vagas 63 Visualizações

“Como será o amanhã... responda quem puder, o que irá me acontecer, o meu destino será como Deus quiser...”

Viver é não ter garantias, de exatamente nada! Sei que parece um pouco piegas essa frase, mas a gente realmente não faz pausas para refletir a respeito, te convido a fazer isso agora. Aliás, na vida somente duas situações temos certeza, uma da morte e a outra de que a vida não tem garantias...o resto é com a gente.

Sobre o momento desafiante que estamos vivendo por conta do covid-19, será mais um momento histórico na nossa jornada, e esse vai ser mais um dos desafios que ainda estão por vir, mas com toda certeza também vai passar e deixar muito aprendizado pra todo mundo.

Mas diante de tudo isso que estamos vivenciando, o que estamos tirando de positivo e de aprendizado? estamos deprimidos, reclamando na rede social, jogando a culpa em tudo e em todos, afinal só nos resta lamentar, ou estamos enxergando e tirando (mesmo que seja desafiante) algo de bom de tudo isso.

"A Resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. É ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e a certeza de que tudo passa."

É perceptível o desespero nas pessoas, por conta do emprego e aumento do desemprego, do sustento das famílias, sonhos sendo adiados, uma ansiedade generalizada pelos estragos que esse vírus vai deixar, e é exatamente em meio a esse caos que estou aprendendo a lidar com toda ansiedade gerada com relação ao futuro, aliás que futuro?

Por enquanto a meta é focar no agora, no momento presente, para que lá na frente sejam colhidas as ações do agora, inclusive de saber lidar com o caos.

Penso que estamos apreendendo e muito com tudo isso, e pra mim a parte mais visível e que toca muito, é ler e assistir as matérias de doação de alimentos, de tempo, de acolhimento e da fraternidade para com o próximo... isso realmente tem me tocado muito nesse momento, a união faz a força e juntos somos muito fortes.

Enquanto a quarentena não passa seguimos criando mecanismos mesmo que nossos, para lidar com mais esse desafio, aprendendo a lidar e organizar nosso caos interno, e ajudando de forma possível quem precisa de acolhimento e de nós, fazendo pausas e respirando porque isso tudo vai passar.

Aprender a lidar com o turbilhão de sentimentos que vem a tona quando pensamos no futuro nos desafia a todo momento, mas quando a gente consegue acalmar, pensar positivo, encontrar alternativas viáveis, o turbilhão vai serenando aos poucos por dentro.

“E lembre-se sempre, na tristeza ou na felicidade, que isso também passa." Chico Xavier

 

Penso que não seremos mais os mesmos depois que tudo isso passar, vamos deixar pra trás algumas bagagens que já não nos cabe mais, e conseguir separar e distinguir o que realmente importa de verdade pra cada um