Divulga Vagas - Teste De Personalidade: Entenda A Sua Importância Em Processos Seletivos
Home   >   Teste De Personalidade: Entenda A Sua Importância Em Processos Seletivos
Teste De Personalidade: Entenda A Sua Importância Em Processos Seletivos
01/12/2019   Divulga Vagas 13 Visualizações

Os testes de personalidade são ferramentas muito utilizadas na gestão de pessoas para conseguir manter a harmonia no ambiente de trabalho e contribuir com o crescimento da empresa e do próprio profissional. A partir destes testes, é possível definir quais são as características marcantes de uma pessoa e, então, tomar uma decisão quanto à forma de gerir uma equipe.

Se você já passou por uma quantidade significativa de entrevistas de emprego, provavelmente precisou preencher um formulário com algumas perguntas que tinham como finalidade avaliar o seu comportamento diante de situações específicas. Esse formulário se chama teste de personalidade e é fundamental para a qualidade de um processo seletivo.

Se você quer saber mais sobre o assunto e melhorar o processo seletivo de sua empresa, esse post tem as respostas que você busca. Confira!

 

O que são testes de personalidade?

Os testes de personalidade são aplicados com a finalidade de se identificar as características comportamentais e psicológicas de um indivíduo. Eles permitem que o gestor identifique quais são os traços que definem uma pessoa e qual é a maneira individual de agir em diferentes situações.

É fundamental que o teste de personalidade siga um padrão estabelecido para atingir o resultado esperado. Caso contrário, o gestor não consegue ter um método de comparação adequado entre as pessoas e, consequentemente, a qualidade da avaliação é comprometida.

 

Qual é importância do teste de personalidade nos processos seletivos?

Os testes de personalidade mostram quais são os traços que o candidato possui e possibilita ao gestor avaliar se esses traços que indicam o caráter e o temperamento estão alinhados com o cargo que o profissional vai ocupar. Essa análise agrega mais valor ao processo seletivo e oferece maior segurança na tomada de decisão.

Além dos processos seletivos, os testes de personalidade são muito úteis para a os gestores quando o assunto é promoção de um colaborador, necessidade de treinamento, alcance da produtividade, motivação, retenção de pessoas, análise do potencial dos profissionais, etc.

 

Fonte: https://blog.escolacontrata.com.br/teste-de-personalidade-entenda-a-sua-importancia-em-processos-seletivos/

 

Separamos um teste de personalidade que tem pontos bem interessantes para avaliação própria, não é um teste utilizado em empresas, mas serve para conhecermos nossos pontos fortes e fracos.

Basta entrar no caminho https://www.16personalities.com/br e seguir as instruções.

Boa sorte!