O que veremos neste artigo
Você já procurou emprego em Fortaleza, no estado do Ceará? Saiba quais são as principais atividades econômicas da capital e as principais demandas de vagas por lá.
Fortaleza é a capital do estado do Ceará. Ela está de frente para o oceano Atlântico e possui 34 km de praias. Assim como outras cidades nordestinas, o município foi fundado por holandeses, entre os anos de 1649 e 1654.
A cidade possui mais de 2.700.000 milhões de habitantes e é a maior densidade demográfica dentre todas as capitais brasileiras. Sua região metropolitana é a sexta maior do Brasil e a maior das regiões Norte e Nordeste.
Até o final da década passada, Fortaleza era a nona cidade com maior PIB do país, além de ser a cidade mais rica do Nordeste. Por isso, é um importante centro comercial e industrial brasileiro, com um alto poder de compra.
O turismo é outra atividade que recebe grande destaque na cidade. Fortaleza é o segundo destino mais desejado do Brasil e a quarta cidade que mais recebe turistas, de acordo com dados do Ministério do Turismo.
Além disso, a capital do Ceará é sede do Banco do Nordeste, da Transnordestina Logística, da DNOCS e integra o Mercado Comum de Cidades do Mercosul.
Por apresentar bons índices econômicos, a capital cearense é um local que recebe muitos investimentos e é um lugar bastante desenvolvido. Isso é uma das razões pelas quais procurar emprego em Fortaleza pode ser uma ótima opção.
Ao mesmo tempo, ela pontua bem (0,754) no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, o que indica uma facilidade de acesso à serviços e boa qualidade de vida.
Assim como em todas as capitais, o custo de vida na cidade pode variar muito de acordo com o orçamento de cada pessoa. Segundo dados recentes, Fortaleza tem o 10° custo de vida mais barato do país.
O mercado imobiliário se expande cada vez mais em Fortaleza. É possível alugar apartamentos de até 3 quartos com valores bem acessíveis (R$ 1000,00) em bairros mais baratos.
De modo geral, os bairros mais valorizados oferecem aluguéis mais caros. Contudo, comparado com outras capitais como São Paulo, os valores são mais baixos.
A culinária regional é muito apreciada e um almoço de valor baixo custa na faixa de R$ 15,00. Os principais modais de transporte da capital cearense são ônibus, metrô e ciclovias.
Um destaque positivo de Fortaleza é que a cidade é reconhecidamente uma das melhores capitais do Brasil na oferta de serviços de saúde e educação. Além disso, conta com diversas praias e opções de lazer.
Segundo dados do Mapa do Trabalho Industrial, o estado do Ceará tem uma alta demanda de profissionais para ocupações industriais. Essas vagas devem ser preenchidas por pessoas com formação de nível superior, técnico e de qualificação.
Fortaleza é a cidade que mais oferece instituições para qualificar os cidadãos, e além disso, também é a responsável por absorver boa parte da oferta das vagas. As áreas que oferecem maior demanda de qualificação específica são:
Além dessas, há bastante demanda de formação técnica nas áreas de Informática, Têxtil e Eletroeletrônica.
A retomada econômica ainda segue um ritmo lento, por conta da recuperação da pandemia e do impacto dela no cenário econômico brasileiro. No entanto, o mercado de trabalho no estado do Ceará é promissor.
Os setores que mais devem concentrar ofertas de vagas de emprego em Fortaleza são Construção Civil, Serviços, Finanças, Logística e Tecnologia. Com especial destaque para o setor de construção.
Isso porque além dos empregos inerentes às obras, como engenheiro, pedreiro e mestre de obras, o pós construção também disponibiliza muita oferta de vagas. Alguns exemplos são empregos de serviços de manutenção e porteiro/zelador.
O setor de Serviços é outro que merece destaque. Afinal de contas, essa atividade econômica é responsável por 70% do PIB da capital cearense.
As áreas que mais devem oferecer vagas de emprego são Administração Pública, Serviços Financeiros, Setor Imobiliário, Comunicação, Recursos Humanos, Gestão, Logística e Educação. Há uma expectativa de que a oferta de vagas no comércio também aumente.
Na área de Tecnologia da Informação, setor que segue em franca expansão em todo o Brasil, alguns cargos devem concentrar a maior parte das ofertas. Há grande chance de ofertas de vagas de emprego em Fortaleza para:
Outros setores que se relacionam com Tecnologia e devem oferecer mais vagas de emprego são Ecommerce e Marketing.
Um setor que deve se favorecer muito pelo controle da pandemia é o turismo. Ele é uma das principais atividades econômicas de todo o estado e a capital é um importante centro tanto de retenção de turistas quanto de logística para ida para outras regiões do estado.
Por isso, é bastante provável que ocorra um aumento de ofertas de emprego em Fortaleza que se relacionem com as áreas de turismo, hotelaria e serviços correlacionados.
A área de Gastronomia, por exemplo, é um setor que teve crescimento nos últimos anos e ainda carece de profissionais qualificados na região para ocupar vagas.
Se você for da região Nordeste ou do interior do estado do Ceará, vale a pena procurar ofertas de vaga em Fortaleza. Especialmente se você tiver formação em alguma das áreas citadas no texto.
Para quem é de outra região do país, vale a pena considerar os custos de mudança de cidade e estilo de vida. É recomendável pesquisar bem sobre todos os prós e contras e pesquisar a média salarial dentro da sua área de atuação.
Como ela é uma das capitais com maior atividade econômica e PIB da região, é uma cidade que tende a apresentar mais crescimento que outros municípios da mesma região. Por isso, a oferta de emprego em Fortaleza tende a ser maior que em outros locais.
Receba as melhores oportunidades diretamente no seu celular!
SAIBA MAIS AQUI