O que veremos neste artigo
O Endomarketing, também conhecido como Marketing Interno, representa um conjunto de atividades que desenvolvem um ambiente de trabalho mais motivador, satisfatório e agradável para os seus colaboradores.
Afinal, por meio dessa estratégia, é possível investir em variadas campanhas de satisfação e desenvolver programas que visem o fortalecimento da cultura da empresa.
Uma ação que possibilita isso é verificar os benefícios que podem ser disponibilizados para atender as demandas dos trabalhadores.
A estratégia funciona com foco no alinhamento de metas dentro da empresa, a integração entre os setores, a definição de objetivos, ações de engajamento e gamificação, bem como uma cultura efetiva de feedbacks.
Neste artigo, você entenderá porque adotar ações de endomarketing é importante para engajar os seus colaboradores e os benefícios que isso trará ao seu negócio.
O primeiro passo é compreendermos qual é o conceito de endomarketing. Esse tema tem crescido cada vez mais com a necessidade de valorização dos colaboradores.
O endomarketing é direcionado para atividades internas da empresa e, por isso, também é conhecido como marketing interno ou marketing voltado para o colaborador.
A finalidade dessa ação é garantir um ambiente de trabalho agradável e positivo para os colaboradores, promovendo mais disposição e melhora do desempenho.
No Brasil, esse termo foi utilizado a partir de 1975, em uma percepção de que a integração da equipe traz resultados positivos para a empresa.
Ou seja, investir no bem-estar do colaborador também faz com que sua empresa também alcance benefícios e se posicione melhor no mercado, qualificando a imagem e fazendo com que seu negócio alcance os objetivos
Além disso, sua empresa passa a ser reconhecida como um espaço positivo para trabalhar. Dessa forma, podemos assegurar que o endomarketing traz os seguintes benefícios para a sua empresa:
Diante dessas vantagens, é essencial que sua empresa conheça as ações de endomarketing que podem ser aplicadas internamente. Prossiga a leitura!
Agora que você já sabe o conceito de endomarketing, vamos apresentar 5 ações que podem ser utilizadas para promover o engajamento dos colaboradores. Acompanhe a seguir!
O primeiro ponto que merece destaque diz respeito à comunicação interna, que se refere a ações que visam alinhar e padronizar os modelos de comunicação para manter o colaborador atualizado sobre o que está acontecendo na empresa.
É muito importante que essa comunicação não seja unilateral, mas que os colaboradores também possam se expressar.
Para isso, algumas empresas desenvolvem aplicativos internos ou redes sociais corporativas.
É muito importante que sua empresa possa verificar qual é a política de benefícios oferecida e a mantenha atualizada com relação às principais necessidades do mercado.
Nesse sentido, vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde, auxílio home-office, auxílio creche, dentre outros, tendem a ser os benefícios mais comuns e almejados pelos profissionais, demonstrando valorização e facilitando aquisições importantes.
Lembre-se que o colaborador precisa sentir que é valorizado por sua empresa e a oferta de benefícios é uma das formas disso acontecer.
Outra forma importante de valorizar o seu colaborador se dá por meio da oferta de capacitação.
Isso pode ocorrer por meio de cursos, palestras e outras atividades focadas no desenvolvimento e bem-estar profissional.
Esse aprimoramento demonstra interesse no colaborador e pode contribuir com os processos internos e até mesmo um plano de carreira mais sólido, fidelizando ainda mais o colaborador.
Para que isso seja possível, algumas empresas fazem parcerias com universidades para que o colaborador possa se capacitar cada vez mais e ter um local positivo no mercado de trabalho.
Sua empresa também ganha com essa capacitação, já que garante que o colaborador vai desempenhar suas atividades com melhor desempenho e agregar novidades do mercado nos fluxos da empresa.
É muito importante relaxar um pouco em meio à pressão do ambiente de trabalho.
Por isso, é necessário que a empresa desenvolva atividades relaxantes, com prática de exercícios laborais, assim como meditação e yoga.
Uma vez por semana, por exemplo, é possível fazer um lanche, melhorando a interação entre os colaboradores.
Por fim, é muito importante identificar qual é a estrutura da sua empresa, em termos de qual é a sala oferecida, se existem equipamentos de proteção individual, se o ambiente é climatizado e qual é a percepção dos colaboradores sobre isso.
Uma dica é promover pesquisas de satisfação para essa verificação e para avaliar a efetividade das campanhas realizadas, percebendo o relacionamento dos colaboradores com a empresa e a fidelização percebida.
A partir dessas orientações, o seu negócio está apto para se destacar no mercado, assim como para ser ainda mais competitivo, melhorando a dinâmica junto aos seus colaboradores - e a partir desse público crucial para o desenvolvimento da marca.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
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